Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 02 > Artigo de pesquisadores do Campus Sousa é publicado na Revista Brasileira de Ciência Veterinária

Estudo identifica a presença de parasitos em solos de praças públicas de Sousa
por Amanda Tavares de Melo publicado: 18/02/2020 08h47 última modificação: 18/02/2020 08h47
Exibir carrossel de imagens Imagens enviadas por Vinícius Vilela Estudo foi realizado no Departamento de Medicina Veterinária do IFPB

Estudo foi realizado no Departamento de Medicina Veterinária do IFPB

Pesquisadores do Departamento de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) investigaram a contaminação por parasitos zoonóticos em dez praças públicas de Sousa, no Alto Sertão paraibano, e concluíram que 90% dos espaços avaliados encontram-se infestados pelos parasitos, configurando um risco à saúde pública do município. Os dados constam no artigo “Parasitos zoonóticos em solos de praças públicas no município de Sousa, Paraíba”, veiculado na edição de julho a setembro de 2019 da Revista Brasileira de Ciência Veterinária, importante publicação acadêmica da área.

O estudo é um desdobramento do trabalho de conclusão do curso de Medicina Veterinária de Samira Pereira Batista no IFPB Campus Sousa, sob a orientação do professor e pesquisador Vinícius Vilela. Segundo o professor, os altos índices de contaminação nas praças públicas de Sousa estão relacionados à intensa circulação de animais errantes por esses espaços, visto que eles podem levar fezes contaminadas e transmitir zoonoses (doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos e vice-versa) aos moradores do município.

“A presença desses parasitos em espaços de grande circulação de pessoas representa um risco ao que denominamos saúde única (one health), uma abordagem que trabalha a saúde humana, animal e ambiental de forma integrada, uma vez que todos habitam o mesmo planeta. Diante da seriedade do problema, medidas preventivas como o controle populacional dos cães e gatos errantes, bem como campanhas voltadas para a posse responsável e a coleta dos dejetos dos animais durantes os passeios em locais públicos se revelam fundamentais para a saúde da cidade como um todo”, explicou Vilela.

Além de evidenciar os malefícios que as contaminações dos solos podem trazer à população sousense, outra importante contribuição da pesquisa está relacionada ao teste da eficácia dos métodos de detecção de formas parasitárias em amostras de solo. Foram testadas, no decorrer da análise, quatro técnicas de diagnóstico de infestação ambiental, dentre as quais o Método de Sedimentação Simples se revelou o mais eficaz na descoberta dos parasitos no material coletado. Esse achado poderá orientar estudos futuros de coleta e avaliação de materiais com risco de infestação, potencializando os seus resultados.

O artigo tem a coautoria de Antonielson dos Santos, Gessyca Maria Martins Carvalho e Thaís Ferreira Feitosa, também membros do Departamento de Medicina Veterinária do Campus Sousa. Complementam o time de pesquisadores responsáveis pela publicação Francisca Flávia da Silva e Flávia Teresa Ribeiro Costa, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG Campus Patos), e Bianca Alves Valêncio, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Universidade de São Paulo (USP).