Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Tecnologias Assistivas auxiliam no atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência

Noticia

Tecnologias Assistivas auxiliam no atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência

IFPB oferece essa tecnologia nos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais
por Patrícia Nogueira publicado: 22/09/2017 08h43 última modificação: 22/09/2017 08h43

A escola deve ajustar-se as condições do educando e ofertar os instrumentos que possibilitem a sua inclusão e êxito no processo de ensino-aprendizagem. É nessa perspectiva que o IFPB adquiriu Tecnologias Assistivas que auxiliam no atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência.

Trata-se de dispositivos como: impressora Braille, linha Braille, softwares de leitura de tela, Lousa digital interativa, mouse adaptado para acionador, acionador de pressão, lupa eletrônica e outros equipamentos pedagógicos adaptados para o atendimento educacional especializado, que contribuem para ampliar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência, proporcionando a sua independência.

“As tecnologias assistivas no âmbito educacional possibilitam que as pessoas com deficiência tenham, primeiramente, acesso à educação e, no decorrer de todo processo de aprendizagem, promovem condições de equidade, por ampliar as habilidades funcionais, permitindo que os estudantes com deficiência finalizem seus estudos com êxito”, afirma a Coordenadora de Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais do Campus João Pessoa (COAPNE), Valéria Marques.

Parte destes equipamentos está localizada no campus João Pessoa, que reúne 56% dos estudantes com deficiência de todo IFPB.

De acordo com Valéria, “a utilização das TAs é essencial para que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades que as demais e para que possam se desenvolver e mostrar todo seu potencial que pode ser ofuscado quando não há condições de igualdade”. Mas as tecnologias por si só não promovem a inclusão. A professora destaca a importância de profissionais capacitados para utilizá-las e direcioná-las da melhor forma possível na busca pela autonomia das pessoas com deficiência.  

Além dos dispositivos, o IFPB também adquiriu materiais pedagógicos. Confira o quadro abaixo com as tecnologias disponíveis para os estudantes.

 

 

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – IFPB

 

DISPOSITIVOS:

- Impressora Braille ViewPlus Tiger

- Impressora Braille Juliet Pro 60

- Impressora Braille ViewPlus SpotDot

- Lousa Digital Interativa

- Mouse Adaptado p/ Acionador

- Acionador de Pressão

- Plastificadora (A4)

- Linha Braille

- Lupa Terra Eletrônica

- Teclado Colmeia

- Teclado Ampliado

- DataShow

- Computadores Desktop

- Notebooks

- Cadeiras de Rodas Motorizadas

- Cadeiras de Rodas Manual

- Cadeiras de Rodas para Higienização

- Carro Escalador

 

MATERIAIS PEDAGÓGICOS

- Dominó Tátil

- Dominó de Frutas em Libras

- Dominó de Aninais em Libras

- Dominó de Associação de Ideias

- Domino de Frases

- Memória Numeral

- Material Dourado

- Tapete de Letras

- Sorobã

- Reglete

- Punção

- Kit Desenho Geométrico

- Monta Tudo

- Alfabeto Braille

- Esquema Corporal

- Globo Terrestre Adaptado-Braille

- Lupas

- Calculadora Sonora

- Transferidor em Braille 180°

- Régua em Braille

- Tesoura Adaptada-Moula

- Guia de Assinatura