Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Acessibilidade: um direito de todos

Acessibilidade: um direito de todos

No mês da luta das pessoas com deficiência, IFPB dá ênfase a divulgação de ações de acessibilidade
por Patrícia Nogueira publicado: 18/09/2017 12h33 última modificação: 19/09/2017 10h27

Reformas de suas instalações, novas construções adequadas às normas de acessibilidade, aquisição de tecnologias assistivas e desenvolvimento de pesquisa e extensão na área são alguns dos exemplos de como o IFPB vem se adaptando para vencer o desafio da inclusão social de pessoas com deficiência.

No mês da luta da pessoa com deficiência, especificamente dia 21 de setembro, o Instituto tem muito a comemorar, mas também tem um longo desafio a ser cumprido na tentativa de tornar um ambiente escolar mais acessível e proporcionar autonomia para que as pessoas com deficiência desenvolvam suas atividades acadêmicas sem barreiras.

Os campi de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, os que reúnem um maior número de estudantes e servidores, já vêm, há algum tempo, se preparando para atender de forma eficaz a inclusão de pessoas com deficiência. São ações que envolvem a instalação de banheiros acessíveis, rampas, piso tátil, placas em braile, aquisição de equipamentos de tecnologias assistivas, contratação de equipe multiprofissional para acompanhar os estudantes, como intérpretes de libras e transcritores. As ações se estendem também aos prédios da reitoria e dos demais campi.

Projetos e programas de pesquisa e extensão são desenvolvidos por docentes, técnico-administrativos e estudantes, colocando em prática o que é estudado na teoria e vislumbrando novos conhecimentos que auxiliem na inclusão social. Dando suporte ao tema, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está desencadeando durante todo o mês de setembro uma campanha sobre a acessibilidade, promovendo vídeo e material orientado para os professores e estudantes. Todo trabalho é feito em conjunto com os campi que realizam neste mês a Semana da Inclusão.

Junto com a PRAE e a Pró-Reitoria de Ensino, a Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB está promovendo uma campanha nos veículos internos de comunicação como portal, redes sociais, rádio e TV IFPB dando ênfase a este tema e conscientizando a comunidade para a sua importância. Ao longo da semana serão veiculadas matérias especiais junto com o material de identidade visual preparado para esta finalidade que pode ser aproveitado nas redes sociais e whatsapp. Ajude você também a divulgar esta causa!

Acesse aqui o vídeo.