Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > 09 > Acessibilidade é tema de projetos no âmbito da pesquisa e extensão no IFPB

Acessibilidade é tema de projetos no âmbito da pesquisa e extensão no IFPB

São exploradas as diversas nuances da acessibilidade, fazendo da inclusão social uma ação efetiva dentro do Instituto
por Patrícia Nogueira publicado: 19/09/2017 10h23 última modificação: 19/09/2017 14h02

A acessibilidade na educação tem sido um tema cada vez mais explorado por pesquisadores e extensionistas no IFPB. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) já cadastrou 01 grupo de pesquisa, 18 projetos e 50 publicações sobre o tema. A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) registrou 14 projetos, desde 2014.

A Política Nacional de Educação Especial propõe que a mesma deve ser integrada na escola regular e para isso, o IFPB tem adequado suas ações para que essa inclusão ocorra de forma cada vez mais efetiva. Em 2015, o Instituto aprovou a resolução 240/2015, que trata da política interna de acessibilidade.

Os projetos de pesquisa envolvem a acessibilidade enquanto política de inclusão social, bem como a acessibilidade e ergonomia, acessibilidade e tecnologia, mobilidade inclusiva, governo eletrônico, reforma de instalações, dentre outros.

No âmbito da extensão, a tentativa é de aproximar o IFPB da comunidade através de vivências sociais e ações que possibilitem o avanço da inclusão social na escola. De acordo com dados da PROEXC, essa aproximação se dá através da oferta de cursos de libras, inclusão digital de pessoas com necessidades especiais e outros trabalhos voltados para pessoas com deficiência de um modo geral. Em 2014, 03 projetos sobre o tema foram concluídos; em 2015 foi concluído 1 projeto; em 2016, 7 projetos e em 2017, 3 projetos estão em execução.

O professor do Campus Esperança, Aldeni Barbosa é um dos docentes do IFPB que atuam nessa área. Deficiente físico em decorrência de um acidente automobilístico, Aldeni conta que a proposta do projeto veio com o intuito de conscientizar a comunidade, sobretudo os estudantes das escolas da rede pública sobre a importância da acessibilidade e do respeito as normas.

“Há muitas leis e muitas teorias em benefício das pessoas com deficiência, mas nem sempre a população coloca em prática e respeita. Então o projeto visa sensibilizar os alunos do 9º ano para mostrar o verdadeiro significado da inclusão”. O seu trabalho intitulado “Acessibilidade e Inclusão Social: Teoria x Prática” foi apresentado recentemente no Encontro de Extensão e Cultura do IFPB e já tem mostrado seus resultados.

O projeto teve início em 2016 em duas escolas da cidade de Esperança e em 2017 o número de escolas atendidas foi ampliado para três. O trabalho conta com a participação de três professores e três alunos. O grupo produziu uma cartilha educativa e um blog que já conta com 21 mil acessos, além de publicação de artigos científicos em um livro na UFPB e um artigo na revista Práxis do IFPB.

Leia a reportagem e conheça mais sobre o projeto, clicando aqui.