Princípios e Objetivos dos Programas

por Daniela Espínola publicado 29/01/2018 09h30, última modificação 10/12/2020 11h47

1.  PROGRAMA GESTÃO SUSTENTÁVEL: Diagnósticos, estudos e/ou ações relacionadas às necessidades organizacionais, ambientais e educacionais do IFPB – Campus João Pessoa. O Programa de Gestão Sustentável compreende 07 (sete) áreas de concentração e as propostas a ele submetidas devem envolver os profissionais, ações e serviços prestados pelos diversos setores e perfis profissionais que atuam no Campus.

a. Tecnologias Assistivas: produtos, equipamentos, dispositivos ou serviços que possibilitem e/ou ampliem as habilidades funcionais relacionadas à atividade e participação de pessoas com deficiência e, consequentemente, promovam a vida independente, autonomia, bem-estar e inclusão desse grupo social na comunidade acadêmica;
b. Tecnologias Alternativas Sustentáveis: estudo de práticas sustentáveis, observando as formas de consumo de recursos naturais, materiais e energético no Campus;
c. Tecnologias da Construção Sustentável: estudo de materiais e usos sustentáveis para os espaços físicos do Campus, considerando aspectos como conforto, funcionalidade e eficácia;
d. Acessibilidade e Segurança: estudo das necessidades de melhoria no controle de acesso, autonomia e segurança relacionados aos espaços arquitetônicos e à gestão da informação, o que inclui a criação de sistemas de segurança contra incêndio, estudos de rotas acessíveis, elaboração de protocolos de acessibilidade de atendimentos presenciais e/ou remotos, utilização de dados, documentos, ferramentas e espaços físicos do Campus;
e. Gestão de Resíduos e Logística Reversa: estudo das necessidades de melhorias no processo de orientação e gestão dos resíduos, incluindo os estudos relacionados a logística reversa (LR) e protocolos de conservação e limpeza dos equipamentos e espaços físicos do Campus;
f. Qualidade de Vida: estudo das necessidades dos processos de orientação, gestão e efetivação de ações relacionadas aos aspectos psicossociais dos atores que constituem a comunidade interna, permitindo a melhora da qualidade das relações interpessoais, o desenvolvimento e ampliação dos processos de ensino/aprendizagem que permitam a melhora nos índices de permanência e êxito nos cursos oferecidos pela Instituição, considerando, inclusive, o contexto pós-pandemia;
g. Cultura e Memória: estudo das necessidades de melhorias no processo de orientação, gestão e ações direcionadas à valorização da diversidade cultural e à preservação da memória institucional e arquivística no Campus; levantamento de dados relativos a viabilização de ensino remoto e educação a distância, além do estudo e aprimoramento de metodologias de aprendizagem virtual.


2. PROGRAMA DE INCENTIVO À FORMAÇÃO DE SABERES: Pretende envolver pesquisadores e extensionistas do IFPB – Campus João Pessoa com práticas que vislumbram ações exitosas, que ampliem a troca de saberes, conhecimentos e fazeres entre discentes, parceiros sociais e a comunidade escolar, objetivando a motivação e incentivo à permanência nos cursos de licenciatura, gestão e tecnologia. O Programa compreende 02 (duas) áreas de concentração:

a. Incentivo à Formação de Saberes nas Licenciaturas: objetiva fomentar ações que auxiliem no despertar do interesse e permanência nos cursos de Licenciatura, por meio da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes entre a academia, os parceiros sociais e a escola básica, tendo como foco o aprimoramento da formação docente e de tecnologias educacionais.
b. Incentivo à Formação de Saberes na Área de Gestão: objetiva fomentar ações que auxiliem no despertar do interesse e permanência nos cursos que envolvem Gestão e Tecnologias, por meio da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes entre a academia, os parceiros sociais e a escola básica, tendo como foco a formação na educação profissional e tecnológica, visando o avanço conceitual e teórico nesse campo estudo.


3. PROGRAMA JOÃO PESSOA EM FOCO: Destina-se ao fomento de pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao fortalecimento econômico, social e cultural dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, com ênfase nas relações estabelecidas entre a comunidade interna e os grupos estabelecidos no campo de abrangência do IFPB – Campus João Pessoa, tais como o Bairro de Jaguaribe e as redes e saberes criadas e/ou compartilhadas com os bairros vizinhos, a partir das ações do Campus. O Programa João Pessoa em Foco compreende 03 (três) áreas de concentração: 

a) Diálogos com a Comunidade: estudos e/ou ações relacionados às formas de ser, pensar e fazer dos movimentos e comunidades, objetivando a criação de uma teia/rede de saberes no campo de abrangência do IFPB – Campus João Pessoa, o diálogo com as lideranças sociais e a troca de experiências entre a comunidade interna e externa.
b) Estudando a Cidade: estudo das realidades sociais, econômicas e culturais dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa, visando o desenvolvimento e a aplicação de ações e tecnologias, inclusive as tecnologias educacionais e sociais, que visem a ampliação do acesso e o desenvolvimento de melhorias na gestão dos serviços, informações e recursos relacionados aos espaços e equipamentos públicos, criação de modelagens cartográficas para acompanhamento de políticas públicas e ações de fortalecimento aos pequenos negócios, entre outras.
c) Cidades Sustentáveis e Inteligentes: estudos relacionados ao fluxo das interações entre as pessoas e as novas tecnologias, que permitam o uso estratégico da infraestrutura, serviços e das tecnologias da informação e comunicação em alinhamento ao planejamento e gestão urbana, visando encontrar soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o atendimento das necessidades culturais, ambientais, sociais, educacionais e econômicas dos municípios que compõem a Região Metropolitana de João Pessoa.


4. PROGRAMA DE INOVAÇÃO: Busca contribuir para o fortalecimento da cultura e da política de inovação, através da sistematização do desenvolvimento de novas ideias nas mais diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, o Programa pretende despertar o interesse da comunidade acadêmica para a investigação científica, voltada ao desenvolvimento de inovações, permitindo que estas cheguem à sociedade, seja através do desenvolvimento de softwares proprietários ou livres, transferência de tecnologias para indústrias e viabilização de produção em larga escala, por exemplo. O Programa incentiva a ideação e o desenvolvimento de produtos, ações e serviços nas mais diversas áreas do saber, tais como educação, cultura, segurança, economia, tecnologias sociais, tecnologias da informação e comunicação, saúde, meio ambiente, entre outros.

 

5. PROGRAMA ESFERAS: Destinado ao fomento de pesquisa, extensão e inovação nas áreas de Música e demais Artes do IFPB – Campus João Pessoa. Compreende os estudos e/ou ações que objetivam a expansão e democratização da Música, Artes Plásticas, Artes Visuais e Artes Cênicas, integrando a comunidade ao Instituto, através de diálogos entre os saberes acadêmico e popular.