Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 11 > SECT 2022 tem oficinas sobre Hortas orgânicas e Técnica em Cartonagem com Revestimento em Tecido

A proposta foi apresentar conceitos de forma prática, fazendo os participantes colocar a mão na massa
por publicado: 22/11/2022 15h45 última modificação: 22/11/2022 15h45

Com a proposta de fazer os participantes participarem ativamente das atividades, as oficinas estão movimentando o 2º de programação da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB Campus João Pessoa – SECT 2022. No período da manhã foram realizadas várias oficinas dentre elas a de Hortas Orgânicas Inclusivas.

A proposta da atividade surgiu a partir de um projeto intitulado “Horta Orgânica como uma Metodologia Inclusiva”. A ideia da oficina foi mostrar que mesmo com suas especificidades a pessoa com deficiência pode aprender a plantar e cuidar de hortas, produzindo alimentos mais saudáveis.

Para Maria Rita Rufo, estudante do curso Técnico Integrado de Controle Ambiental e uma das ministrantes da oficina, o objetivo principal da atividade é promover a inclusão, integração e socialização dos alunos com deficiência do instituto. Durante a oficina, foram apresentados conteúdos como: compostagem; preparo da horta (limpeza e adubagem); plantio; e apresentação do produto final.

“A gente busca dar aos estudantes com deficiência a oportunidade de eles realizarem as ações que pessoas sem deficiência realizam, porque ainda tem muita gente que percebe as pessoas com deficiência como incapazes de fazer qualquer coisa. Acreditamos, que ao fazerem essas hortas, esses estudantes se sentem incluídos e podem melhorar o desempenho acadêmico”, explicou Maria Rita.

No turno da tarde, dentre as atividades programadas, foi realizada a oficina intitulada Economia Criativa - Teoria e Prática: Técnica em Cartonagem com Revestimento em Tecido, que foi ministrada por Sandra Sousa, representante da S+ Carinho Arte, e Luiz Antônio Silva.

A proposta foi apresentar aos participantes o conceito sobre economia criativa e em e seguida fazer uma atividade prática com cartonagem. Segundo Luiz Antônio, a economia baseada na criatividade, serve para fomentar o desenvolvimento econômico e social de pessoas que querem empreender em algum segmento da economia. “ O foco é a criatividade, então envolve ela pode ser desenvolvida em vários setores da economia, desde arte, artesanato, jogos, softwares, arquitetura, design, dentre outros”, concluiu.

Após apresentar a teoria, os ministrantes trouxeram como exemplo a gente trouxe a técnica de cartonagem com revestimento em tecido. Eles expuseram materiais, ferramentas e o passo a passo de como fazer um bloquinho de anotações. Ao final cada participante levou seu bloco, como presente da oficina.

Comunicação, Cerimonial e Eventos