Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 11 > SECT 2022 tem início com atividades científicas e culturais

Noticia

SECT 2022 tem início com atividades científicas e culturais

Abertura conta com apresentação musical e conferência sobre letramento científico
por publicado: 21/11/2022 13h56 última modificação: 22/11/2022 15h01

A XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do IFPB - Campus João Pessoa teve início na manhã dessa segunda-feira (21), com a abertura oficial do evento que contou com a apresentação musical de estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical, sob coordenação do professor Ebenezer Lourenco. O grupo foi acompanhado pelo quinteto de cordas composto pelos docentes: Danilo Cardoso, Denise Amorim, Marina Marinho, Teresa Cristina e Vinícius Amaral, que apresentaram as músicas “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim, e “Roda Viva”, de Chico Buarque.

Desde a primeira edição, a SECT busca se constituir em um espaço de diálogo e troca de saberes. Na 17ª edição do evento, serão compartilhados saberes acadêmico-científicos, fruto das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. O tema desse ano é O Bicentenário da Independência - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Na abertura oficial do evento o presidente da comissão organizadora da SECT, professor Leandro José Medeiros, agradeceu às pessoas que compuseram as diversas comissões do evento. “Realizar a SECT é sempre um desafio, mas que se torna prazeroso pela cooperação e ajuda mútua das pessoas. Esse evento sempre foi uma ação coletiva e as atividades diversas refletem isso”, frisou.

Para o chefe do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos - DIPPED, professor Alysson André Régis, a realização da SECT de forma presencial, depois de dois anos acontecendo de forma remota, será marcada pela troca de relações de grande riqueza. “O tema desse ano nos chama a reconhecer toda a reconstrução histórica por meio da ciência”, pontuou. O docente também apresentou os primeiros números do evento que conta com 128 atividades programadas e mais de 1.500 inscritos.

O diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, ressaltou o trabalho desenvolvido para a construção da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, que começou há praticamente um ano e teve o envolvimento de mais de 20 comissões na organização. “Na SECT temos materializado os desafios de levar os estudantes além das salas de aula”, destacou. O diretor de ensino do campus João Pessoa, professor Rafael Barros, aproveitou a oportunidade para convidar toda a comunidade a participar das atividades durante os três dias de evento.

O professor e pró-reitor de Extensão e Cultura, Cicero Nicácio, representou a reitoria Mary Roberta e ressaltou a magnitude do evento para a instituição, afirmando que a Ciência, Tecnologia e Cultura movem o campus João Pessoa. O gestor disse que, por ser um evento denso, complexo, a SECT reflete a multiplicidade que compõe o campus João Pessoa. Nicácio também reforçou que esse tipo de evento reposiciona a Ciência no lugar de destaque diante da sociedade.

“Os Institutos Federais e Universidades Federais são instituições que produzem, promovem e difundem os conhecimentos científicos e tecnológicos, descortinando o conhecimento. A ciência existe para ensejar o desenvolvimento social e econômico. Eventos como a SECT são espaços promotores do conhecimento, do saber, da ciência, da tecnologia e da cultura”, finalizou Nicácio.

Após os discursos da solenidade de abertura, foi ministrada a conferencia de abertura, intitulada: Alfabetização Científica e Acadêmica: Abordagens Didáticas na Construção e Divulgação de Conhecimentos, pela professora da UFPB Regina Celi Mendes que enfatizou a importância de se pensar ciência e divulgação do conhecimento. Ela afirmou que eventos acadêmicos também se constituem em práticas de letramento científico e que a participação em eventos como a SECT é de suma importância para o processo de apropriação da ciência.

Confira a programação completa da SECT nesse link.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: