Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 09 > Campus João Pessoa comemora 113 do IFPB

Campus João Pessoa comemora 113 do IFPB

Na cerimônia, foram homenageados estudantes e servidores que se destacaram nos anos de 2020, 2021 e 2022
por publicado: 23/09/2022 13h55 última modificação: 26/09/2022 10h22

O Instituto Federal da Paraíba completa, neste dia 23 de setembro, 113 anos de atuação na educação pessoense, paraibana e brasileira. Várias gerações de profissionais foram marcadas pela formação oferecida pela instituição. Em comemoração ao aniversário, o Campus João Pessoa, unidade mais antiga da instituição, prestou homenagem a servidores e estudantes que se destacaram em diversas áreas nos anos de 2020, 2021 e 2022.

Representando os estudantes da instituição, aluno de Eletrotécnica, João Pereira de Lacerda Neto, lembrou do momento que chegou ao instituto, durante o evento de acolhimento dos novos estudantes. Embora fosse muito quieto e acanhado, no segundo dia de acolhimento já estava na sala do DAEST, dando sugestões para os novos eventos de recepção dos estudantes. “Não é qualquer instituição que dá essa abertura para os novos discentes”, frisou Neto. O discente também ressaltou que o IFPB possibilita o contato com diversas áreas do conhecimento, e com pessoas de várias origens e histórias. “Encontrei no instituto um porto seguro, não só uma escola, mas uma segunda família, uma segunda casa”, afirmou.

O professor Ricardo José Ferreira representou os servidores da instituição no evento e falou da sua alegria em fazer parte do IFPB há quase 10 anos. “Faço parte da história dessa instituição por uma fração do tempo, dos 113 anos do IFPB. Só tenho palavras de gratidão, aprendizado e reconhecimento a cada um que faz parte dessa instituição”. Eleito diretor geral para os próximos quatro anos, Ricardinho disse se sentir desafiado a contribuir ainda mais com o instituto.

“Espero externar a honra que é fazer parte dessa história, que é de uma pluralidade imensa. Essa instituição é o reflexo do amor que cada um de nós coloca aqui, o amor que temos pelo instituto significa muito mais que trabalho é que o que nos faz ser a ‘família IFPB’”, completou o docente.

Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, comemorar mais um aniversário do instituto é sempre uma ocasião emocionante, por perceber o poder transformador da educação oferecida pela instituição na vida de estudantes, servidores e colaboradores terceirizados. “Todos os dias buscamos sentido no fazer que cada um de nós traz para essa instituição”.

O gestor está finalizando seu segundo mandato como diretor do campus, em outubro, e aproveitou para agradecer a oportunidade de estar a frente da maior unidade do IFPB. “Hoje é um dia muito especial e significativo, que nos leva a manter a chama do poder transformador da educação, que está acesa durantes esses 113 anos de história do IFPB, dos quais durante 30 anos pude contribuir com essa casa. Estou muito feliz de poder ter colocado meus esforços de trabalho e contribuído na vida de vários estudantes, que tiveram a oportunidade de se transformar nessa instituição”, falou emocionado.

A diretora de pós-graduação do IFPB, Deyse Correia, representante do reitor Cícero Nicácio, destacou que esses 113 anos foram construídos com pedaços das histórias individuais das pessoas que passaram pelo IFPB que construíram a história da instituição em torno da educação, ciência e tecnologia. “Para além da formação profissional, estamos diante de um espaço que constrói personalidade e diversidade cultural. Formamos não só profissionais, mas cidadãos com compromisso com a sociedade. Temos orgulho dos frutos gerados por essa instituição nesses 113 anos, um trabalho que é pela educação”, finalizou a gestora.

Ao final da solenidade, foram entregues certificado de homenagem especial a servidores e estudantes que se destacaram em premiações, congressos, competições e demais modalidades eventos acadêmicos nos últimos anos.

Comunicação, Cerimonial e Eventos