Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 11 > Projeto "Comitês nas Escolas" do Campus João Pessoa é finalista no prêmio ANA 2023

A premiação acontece no dia 06 de dezembro, em Brasília.
por publicado: 14/11/2023 15h10 última modificação: 14/11/2023 15h10

O projeto "Comitês nas Escolas", uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o IFPB, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e os Comitês das Bacias Hidrográficas Estaduais foi selecionado para a fase final do Prêmio ANA 2023.

O projeto tem como objetivo capacitar professores e gestores da rede pública de ensino, promovendo a conscientização e a preservação dos recursos hídricos. Além da Aesa, o projeto conta com o apoio de diversas instituições como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA).

A idealizadora do projeto, professora Mirella Leôncio, relata a trajetória desde a concepção da ideia. Em 2018, ela desenvolveu o projeto de extensão "Contribuindo com a Gestão dos Recursos Hídricos através da Implantação do Grupo de Apoio Técnico Vinculado ao Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte". A partir dessa experiência, uma aluna bolsista do projeto foi contratada como estagiária da Aesa, dando origem à colaboração na criação do "Comitês nas Escolas".

O projeto inclui a distribuição de um Kit Comitês nas Escolas, que é composto por materiais educativos como roteiros de uso, pendrive com vídeos da Agência Nacional de Águas, mapas das bacias hidrográficas e áreas de atuação dos comitês, além de informações sobre a Lei das Águas e a Declaração Universal dos Direitos da Água.TURMA D - 2º encontro síncrono 27-05.jpg

Segundo Mirella “todo o visual do kit foi pensado para ser único e utilizado em conjunto. Tem identidade visual e formatação única. Cada material foi pensado para a faixa etária dos estudantes”. Inicialmente planejado para entrega impressa e capacitações presenciais, o projeto se adaptou às restrições da pandemia, oferecendo conteúdo de maneira remota.

A docente comentou que ser finalista do Prêmio ANA é fantástico. “Realmente já me sinto vencedora. Me doei literalmente para criar e executar esse projeto, uma vez que não recebemos nada por ele, executamos o projeto de modo completamente voluntário”, frisou.

O Prêmio ANA, promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é uma das premiações mais tradicionais no setor de águas no Brasil, que busca reconhecer iniciativas que contribuam para a promoção da segurança hídrica, gestão sustentável dos recursos hídricos e soluções voltadas à melhoria dos serviços públicos de saneamento básico. O grande vencedor será anunciado em cerimônia marcada para o dia 6 de dezembro.

Comunicação, Cerimonial e Eventos