Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 09 > Campus João Pessoa inicia PROBAC e PROENEM para alunos dos cursos técnicos integrados

Noticia

Campus João Pessoa inicia PROBAC e PROENEM para alunos dos cursos técnicos integrados

Os projetos estão em fase de teste e permanecem até o final do período letivo
por publicado: 25/09/2023 10h54 última modificação: 27/09/2023 10h05

No dia 19 de setembro iniciaram as primeiras aulas dos projetos PROBAC e PROENEM, desenvolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) e pelo Departamento de Articulação Pedagógica (DEPAP). Segundo o diretor de Desenvolvimento do Ensino, Rafael Barros, os projetos estão em fase de teste durante até o fim do período letivo e tem a proposta de continuar no início do ano de 2024 com a abertura de novas inscrições. 

PROBAC

O Projeto Básico Curricular - PROBAC tem como objetivo possibilitar aos estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio a revisão de conhecimentos básicos da Matemática para aprimorar a aprendizagem dos conteúdos do currículo dos respectivos cursos. Rafael Barros comentou que a perspectiva para 2024 é que o projeto inicie no primeiro semestre oferecendo revisão de Matemática e Língua Portuguesa. 

A proposta do projeto iniciou antes da pandemia de Covid em 2019 em reuniões do  conselho de classe, nas quais os docentes comentavam sobre essa necessidade que os alunos ingressantes tinham de um reforço nos conteúdos básicos. A chefe do Departamento de Articulação Pedagógica - DEPAP, Maria José Dantas, comentou que após a pandemia, com os períodos de aulas remotas a necessidade de nivelamento dos alunos aumentou. 

O PROBAC conta com os professores Sivio Orleans Cruz e Alfredo Fernandes de matemática do IFPB e com apoio de  monitores do curso Licenciatura em Matemática do IFPB Campus João Pessoa. O projeto iniciou com com aulas uma vez por semana de matemática para as turmas de Mecânica, Instrumento Musical, Contabilidade, Controle Ambiental, Eletrotécnica e Eletrônica. 

Maria José explica que é muito importante ver os alunos aderirem ao projeto e se inscreverem mesmo com um prazo curto para a inscrição. “O importante foi a adesão dos estudantes. Porque eles têm muitas ocupações e poderiam não aderir por causa da carga horária pesada. No primeiro dia acompanhei e foi maravilhoso, foi excelente. Não deu tempo de fazer aquelas chamadas, foi tudo divulgado presencialmente pelos professores dos cursos”. Ela comentou que o número de participantes no primeiro dia foi bom e que terá outras chamadas para estudantes interessados.

Um dos professores de Matemática que faz parte do PROBAC, Alfredo Fernandes de Brito Neto também falou sobre o início do projeto: “Como a gente iniciou agora, a procura está satisfatória para o início, as turmas têm em média vinte alunos, mas tem turma com trinta e poucos alunos. As aulas ocorrem nos turnos opostos ao que o estudante faz o curso regular. Por exemplo, se o curso do estudante é no turno da tarde, ele vem pela manhã.”. 

PROENEM

A Diretoria de  Desenvolvimento de Ensino, em parceria com a Unidade Acadêmica de Formação Geral  também lançou o Projeto PROENEM, que consistes em aulões voltados para exame. Após uma experiência anterior focada apenas em Matemática, interrompida devido à pandemia, o diretor Rafael Barros explicou que expandiu o projeto para incluir todas as disciplinas.

O projeto oferecerá aulas nas quartas e quintas, desde o mês de setembro até a véspera das provas do ENEM, com turmas de manhã e à tarde. Os alunos do turno da manhã terão a oportunidade de participar do Pró-Enem à tarde, e vice-versa.

O professor Flávio Alves, coordenador da Unidade Acadêmica de Formação Geral e professor de Matemática, comentou a importância do projeto: “O ENEM é a principal porta de entrada para as instituições de Ensino Superior no nosso país. Pensando nisso, a Unidade Acadêmica 4 e a DDE prepararam aulões para o ENEM, de modo a complementar os conteúdos que os estudantes trabalharam no Ensino Médio, propiciando uma revisão do que foi visto, dando subsídio para que eles alcancem êxito no ENEM 2023”, explicou. 

Rafael explicou que o projeto é voltado para estudantes do Ensino Médio, especialmente aqueles em seus anos finais: “O Pró-Enem é destinado a alunos que estão nos últimos anos de seus cursos  A ideia é que em 2024 a gente antecipe o início desse programa já para o primeiro semestre que tenhamos mais tempo para trabalhar com os alunos.”, frisou. 

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: