Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 09 > Campus João Pessoa comemora 114 anos do IFPB

Campus João Pessoa comemora 114 anos do IFPB

A festa contou com a reinauguração da Galeria de Ex-Dirigentes, visita ao Restaurante e exposição “História do IFPB em Quadrinhos”
por publicado: 22/09/2023 14h50 última modificação: 22/09/2023 14h50

Para celebrar os 114 anos do Instituto Federal da Paraíba e do Campus João Pessoa realizou uma cerimônia de comemoração. Na oportunidade foram reinaugurados simbolicamente o Restaurante Estudantil e a Galeria de Ex-Dirigentes do campus, além da realização da exposição “História do IFPB em Quadrinhos”.

Na abertura do evento, o Coral do IFPB, composto por alunos e professores do curso técnico em Instrumento Musical apresentou músicas populares como Vilarejo, Azul da Cor do Mar, Corcovado e Esperando na Janela. A mesa de honra da solenidade foi composta pela reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho; o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira; o presidente do Grêmio Estudantil, o estudante Luan Monteiro; e o presidente do Conselho de representantes de turmas, o discente Álvaro Dantas.

Em seu discurso o estudante Álvaro lembrou que a instituição promove a educação além da teoria, mas busca passar valores como inclusão, respeito e diversidade. Para o discente estudar no IFPB foi a realização de um sonho pessoal e que as representações estudantis sempre são atendidas de forma prestativa e carinhosa pelos gestores. “É uma honra comemorar os 114 do IFPB, que não é apenas um período de existência, mas de uma história de dedicada à educação, ciência e tecnologia”.

Já o presidente do Grêmio disse que a palavra que exprimia seus sentimentos nessa data era gratidão por representar os alunos do IFPB Campus João Pessoa, uma instituição que faz os estudantes crescerem tanto profissional como pessoalmente. “É uma honra fazer parte do IFPB. Só tenho gratidão por fazer parte dessa instituição que é nossa segunda casa”, frisou Luan Monteiro.

Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, a trajetória do IFPB propiciou a vivência de momentos únicos em várias gerações da sociedade paraibana. “Cada momento foi como um bloco na construção da história da instituição ao longo dos anos. Muitas pessoas fizeram parte da construção dessa instituição, que começou com cinco ou seis cursos profissionalizantes e hoje tem diversos cursos técnicos, de graduação e pós graduação”, destacou o gestor.

Para o docente o objetivo principal do Instituto ao longo de seus 114 anos é sempre fazer o melhor para os estudantes, para que mais gerações possam vivenciar o IFPB. Ricardo afirmou que nenhum processo ou planejamento se constrói sem o olhar voltado para as pessoas, por isso a trajetória da instituição deve ter o rumo voltado para os estudantes. “A caminhada não é fácil, mas juntos poderemos ir mais longe. Que venham mais 114 anos para que possamos levar cada vez mais o nome do IFPB adiante garantindo uma educação pública gratuita e de qualidade”.

“Essa história que começou em 1909 se misturou a minha quando saí de Patos e vim estudar no IFPB na década de 1980”, relembrou a reitora professora Mary Roberta ao falar sobre como ao longo dos 114 do Campus João Pessoa e do IFPB, a instituição que teve várias nomenclaturas, influenciou a vida de várias pessoas.

“O Campus João Pessoa é uma das unidades que integrou a criação da Rede de Ensino do presidente Nilo Peçanha em 1909. Atualmente vemos que os resultados extrapolaram a ideia da época de dar emprego aos desvalidos da sorte. Hoje temos um país que precisa ter o desenvolvimento social, econômico e tecnológico, que vem por meio da educação”, afirmou a reitora.

Para a gestora da instituição o desafio do IFPB é imenso em um mundo que pensa e desenvolve conhecimentos sobre Inteligência Artificial ao mesmo tempo em que tem muitas pessoas passando fome. “Nesse caminho traçado desde 1909 até 2023 e diante de tantos desafios sociais, uma instituição como a nossa tem uma importância singular”, reforçou.

O ex-reitor do IFPB, professor João Batista da Silva, que entrou na instituição como aluno 1976, é professor e foi gestor, a instituição não envelhece porque se renova com o trabalho de cada servidor e a vida dos estudantes. “Que essa instituição sirva de exemplo para outras instituições de ensino. O IFPB vai ser sempre uma instituição contemporânea graças aos sonhos dos nossos estudantes e trabalho dos servidores”, ressaltou.

“Hoje tivemos uma aula de formação humana nas falas dos estudantes Álvaro e Luan. Também é uma oportunidade para agradecer e homenagear nossos colaboradores contratados, professores, técnicos administrativos, estudantes, familiares e antigos gestores. É uma oportunidade única estamos nessa instituição”, comentou o pró-reitor de Ensino e ex-diretor geral do campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos.

Após a solenidade de comemoração, foi aberta oficialmente a exposição do projeto “História do IFPB em Quadrinhos”, realizada pelo estudante Jerônimo Ferreira sob a orientação do professor Luciano Candeia. O projeto consiste em uma série de cartilhas que conta a história da instituição por meio de quadrinhos feitos à base de técnica om nanquim. O estudante falou de sua alegria em poder retrata a história institucional por meio de sua arte. “A história não é feita só por grandes nomes como Coriolano de Medeiros, mas é feita por pessoas simples que caminham pelos corredores dessa instituição”, refletiu Jerônimo.

Ao final das comemorações, a Galeria de Ex-Dirigentes foi reinaugurada e realizada uma visita de gestores ao Restaurante Estudantil que passou a funcionar na última segunda-feira, dia 18 de setembro.

Comunicação, Cerimonial e Eventos