Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > Concluintes dos cursos superiores devem solicitar Colação de Grau 2023.1

Concluintes dos cursos superiores devem solicitar Colação de Grau 2023.1

O pedido deve ser feito pelo SUAP, até o dia 01 de setembro
por publicado: 07/08/2023 15h28 última modificação: 17/08/2023 14h50

O Departamento de Ensino Superior (DES), por meio da Coordenação de Controle Acadêmico (CCA), informa aos estudantes concluintes dos cursos superiores que o prazo de solicitação para participar da Colação de Grau 2023.1 encerra-se dia 01 de setembro. O pedido deve ser feito pelo SUAP, via abertura de processo, que deve ser encaminhado à coordenação do curso. As informações sobre os requerimentos eletrônicos e documentos necessários na Resolução AR 51/2022 - CS-IFPB, emitida pela reitoria do IFPB.

Para solicitar a colação de grau, o concluinte primeiro deve solicitar declaração de "nada consta" do Departamento de Orçamento e Finanças (DOF-JP), da Biblioteca Nilo Peçanha e da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST-JP). As solicitações podem ser feitas diretamente aos setores, da seguinte forma:

DOF: https://joaopessoa.ifpb.edu.br/administracao/Pages/Login.aspx;

Biblioteca: bibliotecajp@ifpb.edu.br;

CAEST: caest.jp@ifpb.edu.br.

Só após receber as declarações, é que o estudante deve fazer o requerimento de colação de grau, no SUAP. O tipo de processo que deve constar no sistema é "colação de grau e diploma de conclusão de curso superior". Para fazer o pedido, o estudante deve acessar o ambiente de aluno e clicar em Administração > Processos eletrônicos > Requerimentos > Botão adicionar requerimento. O processo deverá ser classificado como restrito, e a hipótese legal é "Informação pessoal".

Em seguida, deve imprimir, preencher e assinar a declaração de responsabilidade pela autenticidade da documentação que será anexada (cujos modelos são os anexos III ou IV da Resolução AR 51/2022 - CS-IFPB. Então, deve anexar ao requerimento os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Documento de Identidade;

- CPF (se houver o número no documento de identidade, dispensa documento a parte);

- Título de eleitor(a) (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/);

- Certidão de Quitação eleitoral (pode ser obtida no endereço http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

- Comprovante de quitação militar (sexo masculino, maior de 18 anos);

- Certificado de conclusão do ensino Médio;

- Histórico escolar do ensino Médio.

Para estar apto é necessário ter cumprido todos os requisitos de conclusão do seu curso, como Disciplinas Obrigatórias, Atividades Complementares, TCC, Estágio e ENADE. É essencial que o estudante procure a coordenação do curso para saber se há pendências.

O prazo final para coordenações enviarem processos à CCA-JPA é 15 de setembro e a cerimônia de Colação de Grau está prevista para o dia 05 de outubro.

Comunicação, Cerimonial e Eventos