Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 06 > Alunos do Curso de Licenciatura em Química do IFPB são aprovados em programas de mestrado

Cinco estudantes foram selecionados nas pós-graduações da UFPB e UEPB
por publicado: 05/06/2023 11h31 última modificação: 07/06/2023 14h36

Na última seleção de mestrado nos programas pós-graduações em Química da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, cinco estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa foram aprovados, um aluno aprovado na UEPB e quatro alunos na UFPB.

O egresso Adiel Henrique de Oliveira Pontes conquistou o primeiro lugar na seleção de mestrado da UFPB, repetindo a performance de outro ex-aluno, Bruno, na penúltima seleção. Adiel participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e do programa Residência Pedagógica - RP.

Além de Adiel, também foram selecionados os discentes Joselito Alves de Medeiros Filho e Ândello Ândello Mychael Ferreira Soares da Silva (ambos participaram do Programa de Educação Tutorial -PET Química), e Jessiane de Lima Tavares (participante do PIBID) foram aprovados na seleção do estrado da UFPB. Já Diego Gomes de Sousa, que participou do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas - PDVL e do programa RP, ficou em terceiro lugar na seleção de mestrado da UEPB.

"A aprovação desses alunos nos mestrados da UFPB e UEPB reflete o comprometimento e a dedicação dos estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa. Além disso, ressalta a importância dos quatro programas institucionais vinculados ao curso, que colaboraram significativamente para esse resultado", observou a professora Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, tutora do PET Química.

Adiel Henrique de Oliveira Pontes, que alcançou o primeiro lugar na seleção de mestrado da UFPB, disse que ao saber da aprovação teve a sensação de dever cumprido. "Entendi que a prova avaliou os conhecimentos gerais que adquiri durante a graduação. Além disso, obtive uma boa pontuação no currículo graças aos programas do IFPB”, frisou.

O egresso do curso de Química também comentou que sua expectativa nessa nova etapa acadêmica é evoluir tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, para alcançar seu objetivo que é ser professor universitário federal. Adiel também ressaltou que um dos principais diferenciais do IFPB é a atenção e o apoio dos professores. Ele mencionou um momento específico no qual o professor Anderson Simões ministrou aulas de revisão para a prova do mestrado da UFPB.

Segundo o ex-aluno a experiências vivenciadas no PIBID e da Residência Pedagógica permitiram que ele iniciasse a publicação de trabalhos e participasse de eventos científicos, o que fortaleceu seu currículo e contribuiu para a aprovação no mestrado.

Já Jessiane de Lima Tavares, aprovada no mestrado de Química Orgânica da UFPB, comentou que a receber a notícia da aprovação ficou, mas também se sentiu uma apreensiva por estar encerrando mais uma etapa da vida, a graduação, e estar iniciando outro ciclo. A expectativa da ex-aluna o IFPB é concluir o mestrado e futuramente tentar o doutorado, além de atuar na docência.

Questionada sobre os diferenciais acadêmicos oferecidos pelo instituto que contribuíram para sua aprovação no mestrado, Jessiane também destacou o papel dos professores. "Os professores, além da formação acadêmica, têm um olhar empático pelos alunos. Eles não se limitam apenas ao ensino dos conteúdos exigidos, mas também constroem valores e ética cidadã. Acredito que a formação que tive no IFPB me permitiu adquirir conhecimento abrangente e construir valores que levarei para a vida", afirmou a estudante.

Para Joselito outro diferencial do IFPB Campus João Pessoa, que o ajudou na preparação para a seleção, foi o acervo de livros da biblioteca Nilo Peçanha. O estudante também participou do PET Química durante a maior parte da graduação e afirmou que sua participação no programa o ajudou a obter conhecimento e o convívio com a tutora e colegas o motivou a prosseguir na vida acadêmica.

O futuro mestrando disse que teve apoio de diversos professores durante o curso. “Até mesmo no período de pandemia tive um enorme incentivo dos professores em fazer o mestrado, eles ajudaram fazendo aulas de revisão sobre diversos conteúdos, compartilhando materiais de estudo, tirando dúvidas até mesmo pelo whatsapp, e compartilhando também de livros que poderiam ajudar mais no estudo”, frisou.

A aprovação desses alunos nos programas de mestrado evidencia, que além do ensino de qualidade, os programas institucionais oferecidos pelo IFPB têm tido um o impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes

Comunicação, Cerimonial e Eventos