Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistam 1º lugar na Hack@power

Estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistam 1º lugar na Hack@power

Kamilly Carvalho, Gabrielly Santiago e Isabelle Medeiros desenvolveram o projeto JobHer
por publicado: 02/05/2023 11h49 última modificação: 02/05/2023 15h16

A equipe Electrics formada pelas estudantes Kamilly Carvalho, Isabelle Medeiros (ambas do curso superior de Engenharia Elétrica) e Gabrielly Santiago (do curso técnico integrado em Eletrotécnica) venceu a Hack@power, que ocorreu de 15 a 17 de abril. A competição foi um hackathon feminino, destinado a estudantes do Ensino Médio e Superior da Paraíba.

Com o objetivo de construir de soluções inovadoras para problemas de inclusão, sustentabilidade e empregabilidade para a cidade de João Pessoa e para o estado da Paraíba, a Hack@power também buscou promover a igualdade de gênero, estimulando a redução do déficit de mulheres na área de tecnologia.

Ao todo 19 equipes, compostas de três a cinco integrantes, participaram da competição. No primeiro dia o evento, os grupos se reuniram para escolher o desafio, ideação, modelagem da solução, elaboração do protótipo e do vídeo pitch sobre a solução. No último dia da competição, as participantes participaram de diversas palestras e da premiação.

foto 5.jpg

As estudantes do IFPB Campus João Pessoa optaram por uma solução relacionada ao eixo Empregabilidade. A proposta da equipe Electrics foi uma solução que resolvesse a deficiência na comunicação entre o mercado de trabalho e o público feminino de João Pessoa. O projeto apresentado foi a plataforma de empregos para mulheres chamada JobHer.

“A maioria das mulheres que está concluindo a graduação ou um curso técnico não consegue ou não tem conhecimento das oportunidades de trabalho e estágio. Quando encontramos vagas, muitas vezes não cumprimos com os requisitos ou as vagas não estão no nosso ramo de atuação”, comentou a estudantes de Engenharia Elétrica, Isabelle Medeiros.

A plataforma JobHer trabalha em duas abordagens, a primeira é uma barra de pesquisa com vários filtros, desde características da usuária até áreas de atuação. A segunda abordagem é o buscador da plataforma. “No JobHer, a usuária preenche suas características e suas especificações enquanto o buscador vai se encarregar de juntar com os requisitos das vagas existentes no banco de dados, assim, é possível dar match na vaga na qual a usuária satisfaz todos os requisitos”, explicou Gabrielly Santiago, estudante do curso técnico integrado de Eletrotécnica.

Para Kamilly Carvalho, presidente do WIE - Women in Engineering do Ramo IEEE do IFPB e estudante de Engenharia Elétrica, competições como a Hack@power, exclusivas para mulheres, são muito importantes para promover para a inserção de meninas em espaço de discussão sobre tecnologia e representatividade no mercado de trabalho.

foto 1.jpg“Eventos como esse são necessários pela troca de experiência e inspiração de ver mulheres em lugares de destaque. Queremos ocupar espaços como esse e também trazer eventos de formato semelhante para o campus para que mais meninas possam participar e serem incentivadas a seguir carreiras nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, afirmou Kamilly Carvalho.

Com a conquista do primeiro lugar na competição, as três estudantes do IFPB Campus João Pessoa foram premiadas com inscrições para o Hackaton da NASA, que será realizado em outubro, e mentoria com a aceleradora de negócios femininos BeLabs juntamente com a mentoria da OstenGames.

Comunicação, Cerimonial e Eventos