Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 03 > Programação do Arduino Day movimentou Campus João Pessoa

Programação do Arduino Day movimentou Campus João Pessoa

O evento aconteceu no último sábado (25)
por publicado: 28/03/2023 10h15 última modificação: 28/03/2023 10h15

Anualmente, ao redor do mundo é celebrado o Arduino Day. Em cada cidade a celebração é organizada diretamente por pessoas interessadas em Arduino (plataforma de projetos eletrônicos) que se reúnem para compartilhar suas experiências e aprender mais. O objetivo é incentivar a curiosidade e a difusão do conhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades na área de tecnologia, eletrônica, mecânica, informática e robótica. Acesse a página oficial do Arduino Day: https://day.arduino.cc/about.

O Campus João Pessoa também participou das atividades do Arduino Day 2023, no último sábado, dia 25 de março. Os professores Suzete Élida Nóbrega Correia, tutora do PET Engenharia Elétrica, e Thyago Leite de Vasconcelos Lima, coordenador de Inovação do campus, participaram da organização do evento junto com os alunos do Ramo IEEE/IFPB e do PET Engenharia Elétrica.

O Arduino Day foi uma ação conjunta do Ramo IEEE/IFPB e do PET de Engenharia Elétrica, em parceria com o Lampião Maker e o DIPPED Campus João Pessoa. Foram realizadas palestra de abertura e oficinas de Arduino Básico e Avançado, para um total de 80 alunos do Campus João Pessoa, além de sorteio de brindes e vendas de componentes. O evento teve início às 08 horas e se encerrou às 13 horas.

Para a tutora do PET Engenharia Elétrica a iniciativa é muito importante para motivar os estudantes e despertar o interesse na área de robótica e programação. “Esse tipo de atividade promove a interação de alunos nos mais diversos níveis de ensino, possibilitando o convívio social e a troca de experiências”, explica Suzete Correia. A docente contou que a participação nas oficinas ministradas superou suas expectativas.

O estudante de Engenharia Elétrica e presidente do Ramo IEEE, Daniel Silva, também afirmou que a realização do evento superou suas expectativas iniciais. “Tudo foi muito bem organizado e planejado, mostrando que se unirmos força podemos promover vários eventos e atividades de desenvolvimento e divulgação científica. Afinal, o Ramo IEEE/IFPB, o PET - IFPB e o Lampião Maker fazem parte da mesma estrutura que é o IFPB”, enfatizou o discente.

O presidente do Ramo IEEE reforça que mais atividades, como workshops, palestras, rodas de conversas, feiras de divulgação científica, entre outras, serão promovidas pela entidade. Daniel convida os interessados em participar desses eventos a seguir o perfil do ramo nas redes sociais (@ramoieee.ifpb), canais em que as atividades serão divulgadas, bem como o edital do processo seletivo para o ingresso de novos membros.

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da professora Suzete Correia