Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 03 > Chamada interconecta tem prazo de inscrição prorrogado e reajuste no valor das bolsas

Inscrições até o dia 20 de março
por publicado: 14/03/2023 13h28 última modificação: 15/03/2023 09h57

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) retificou os editais Nº 07/2023,  Nº 08/2023  e Nº 09/2023 pelos editais Nº 12/2023 (Apoio a projetos de pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e social), Nº 13/2023 (PIBIC-EaD)  e (PIVIC-EaD).e Nº 14/2023 a (PIDETEC-EaD).

A inscrição do projeto para a chamada interconecta deve ser efeituada pelo coordenador do programa institucional do programa,  até o dia 20 de março, exclusivamente  por meio do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP (http://suap.ifpb.edu.br), conforme instruções de inscrição. A divulgação do resultado final do processo será no dia 19 de abril.

Confira os editais nos links a seguir:

EDITAL Nº 07/2023 - Apoio a projetos de pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e social RETIFICADA pelo Edital Nº 12/2023.

EDITAL N° 08/2023 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para a Educação a Distância - (PIBIC-EaD) Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica para a Educação a Distância - (PIVIC-EaD) RETIFICADO pelo Edital Nº 13/2023.

EDITAL N° 09/2023 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Social voltados para a Educação a Distância (PIDETEC-EaD) RETIFICADO pelo Edital Nº 14/2023

Quanto aos recursos financeiros, será destinada uma bolsa no valor de R$ 800,00 mensais, para o coordenador do programa institucional, no período de maio a dezembro de 2023, o apoio financeiro para cada projeto de pesquisa aprovado, de acordo com a concessão financeira por Campus, será de até R$ 6.000,00 (este valor pode variar conforme o edital). Para os discentes de graduação, a bolsa ofertada será no valor de R$ 700,00 e para discentes de cursos técnicos a bolsa será de R$ 300,00. Os valores percebidos pelos pesquisadores foram atualizados de acordo com o aumento anunciado pelo governo Federal.

A PRPIPG destaca que O IFPB atualizará os valores das bolsas, de acordo com o aumento do CNPq, sendo que, para tanto, o  edital Interconecta teve o quantitativo de bolsas e os valores dos auxílios financeiros alterados, a depender da disponibilidade orçamentária de cada campus. Cada campus fez um esforço para manter o maior quantitativo de bolsas possível, visando manter o reajuste, mas de acordo com o orçamento disponível, já que não houve recomposição orçamentária para tal.

Há dez anos que as bolsas não tinham seus valores reajustados pelo CNPq. Esse aumento é um sinal de que a pesquisa voltará a ser valorizada nesse país. Os valores das bolsas de pesquisa do IFPB foram atualizados de acordo com o aumento anunciado pelo governo Federal. As Instituições esperam que o governo federal faça a recomposição orçamentária que possibilite a manutenção do quantitativo de bolsas, sem prejuízo aos estudantes, como também a possibilidade de novas ofertas.

Outra novidade nestes editais de 2023 é que a escolha do discente para participação nos projetos será feito por meio de seleção pelo próprio coordenador do projeto, possibilitando que o aluno se inscreva nos projetos aprovados, tornando o processo mais democrático e transparente.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB