Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 03 > Parceria com Unipê para atendimento psicológico vai continuar

Parceria com Unipê para atendimento psicológico vai continuar

Os agendamentos já podem ser realizados pessoalmente ou pelo telefone da Daest
por publicado: 16/03/2020 14h33 última modificação: 16/03/2020 14h33
Reunião entre equipes do IFPB e Unipê

O IFPB campus João Pessoa, através do o Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) renovou sua parceria com a clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ para a realização dos plantões de escuta na instituição. Ano passado, 93 pessoas da comunidade escolar, entre alunos e servidores, foram atendidas pelos estagiários de psicologia.

Além do trabalho de escuta individual, o grupo formado por 18 estudantes também entrou em sala de aula e realizou oficinas, na tentativa de identificar fatores que possam provocar sofrimento nos alunos do IFPB. A partir da escuta, houve uma conversa com psicólogos escolares e gestores, para apresentação das necessidades elencadas pelos discentes.

O professor Aluísio Lopes, orientador dos estudantes de psicologia, acredita que a presença dos estagiários contribui para o projeto pedagógico da instituição, que tem a necessidade de trabalhar as relações, de trabalhar a educação como um ato de crescimento, num aprendizado que gera desenvolvimento humano, intelectual, emocional, espiritual, social, econômico. “Além disso, é oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional para os futuros psicólogos”, acrescentou.

Hoje, o campus João Pessoa possui três psicólogos escolares que atuam de forma diferente dos psicólogos clínicos. O primeiro busca condições para que o ensinar e o aprender aconteçam da forma mais adequada, cuidando das relações professor e aluno, e do professor e seus pares, para que o ambiente educacional seja o melhor possível.

A psicóloga escolar Sylvana Melo aponta que os psicólogos escolares também identificam situações em que o estudante precisa de um acompanhamento mais contínuo e fazem o encaminhamento para um centro de atenção psicossocial ou buscam parcerias para esse atendimento, como aconteceu com a clínica escola da Unipê. “A instituição não está numa ilha deserta, ela tem que estar dialogando com a intersetorialidade. E nós precisamos que essa instituição seja humanizada, porque esse é o caráter educativo. É nesse sentido que esse trabalho impactou nessa tomada de consciência da necessidade de juntar a técnica com as questões humanas”.

Sylvana Melo ainda destacou o compromisso ético com a psicologia identificada no perfil dos estagiários. “E esses estudantes tiveram a oportunidade de demonstrar o quanto eles já vinham sendo formados nessa perspectiva comprometida com o ser humano. Então, tanto o professor Aluísio, orientador de estágio, como a equipe de estagiários, nós só temos o agradecimento pela seriedade”.

O estagiário Bruno Lins, que teve sua primeira experiência de escutação no campus João Pessoa conta que a sensibilidade da instituição para atender as necessidades apresentadas pelos estudantes faz todo o trabalho ser ainda mais gratificante. “Foi um grande desafio, mas eu sinto que estou sendo bem recompensado aqui dentro, tanto pela gratidão das pessoas quanto pela abertura da instituição para acatar tudo que a gente diz, onde estão os erros”.

A parceria entre IFPB e Unipê deu tão certo que os atendimentos vão continuar neste ano. Para agendar atendimento, o aluno ou servidor pode procurar a DAEST ou ligar 3612 1375.

Comunicação, Cerimonial e Eventos