Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 11 > Semana de Informática do Campus João Pessoa tem diversas atividades

Noticia

Semana de Informática do Campus João Pessoa tem diversas atividades

A IFTech começou ontem (26) e se encerra na próxima sexta-feira, dia 30
por publicado: 27/11/2018 13h10 última modificação: 28/11/2018 09h37

Proporcionar o contato com conhecimento de forma diferente do que é produzido em sala de aula, essa é a proposta da IFTech - Semana de Informática do Campus João Pessoa, evento criado por estudantes e professores do IFPB, que começou ontem (26). A programação se estende até próxima sexta-feira, dia 30.

Um dos idealizadores da IFTech, o professor Luiz Carlos Chaves disse que o evento surgiu do contato com alunos dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas para Internet, que expressaram o desejo de ter uma atividade que extrapolasse a sala de aula. "Essa foi a motivação inicial e muitos professores abraçaram a ideia. Esse evento é um momento diferente para os estudantes trocarem ideias e construírem conhecimentos e amizades", frisou.

No primeiro dia de eventos foram apresentadas diversas palestras. Uma delas foi "Redes de Sensores sem Fio Industriais", ministrada pelo professor do IFPB Campus Campina Grande, Ruan Delgado. O docente mostrou algumas novidades da área e como o tema está ligado a conceitos como Internet das Coisas (IOT) e Indústria 4.0.

Segundo Ruan, essa tecnologia pode ser utilizada em sistemas de monitoramento, segurança e controle nas indústrias. "A vantagem da rede sem fio é o tempo de implantação que é bem mais curto e o baixo custo de implantação e manutenção da rede", explicou.

"FTTH (Fiber-to-the-Home)" foi o tema da palestra do tecnólogo em Redes de Computadores Leandro Narciso Calado, que é especialista em Fibras. Na atividade ele apresentou o que está sendo usado em FTTH na Europa, onde passou uma temporada para aprender sobre tema. A sigla significa "entrega da fibra óptica direto ao destino. É uma tecnologia que leva a informação diretamente à casa do cliente, sem repetidores de sinal ou interferências externas", esclareceu Leandro.

Segundo o ex-aluno do campus João Pessoa, FTTH é atualmente o tipo de banda larga mais confiável e eficiente. Leandro também comentou que a projeção para o futuro é a utilização da tecnologia 5G, que trará mais velocidade no uso de dados, facilitará a implantação da IOT em cidades e casas de forma mais ampla, além de melhorar a latência, que é o tempo de resposta no envio e recebimento de dados.

Leandro Medeiros, outro ex-aluno do IFPB do curso de Redes de Computadores, ministrou palestra "Transformação Digital: O que o mercado espera de você". A proposta foi apresentar aos estudantes as principais características que as empresas procuram no profissional de Tecnologia da Informação (TI). Segundo o tecnólogo, a área de TI confirma o ditado de que o profissional realmente precisa se atualizar constantemente, principalmente porque as mudanças tecnológicas são constantes.

"A transformação digital trouxe mudanças nos modelos de negócios. Um exemplo disso é o aplicativo UBER, que impactou a vida das pessoas e da sociedade. Atualmente existe a necessidade de provocar uma experiência no cliente, não apenas entregar o produto ou serviço", afirmou Leandro.

A IFTech - Semana de Informática é organizada pela Unidade Acadêmica de Informática e destinada a discentes e docentes do Campus João Pessoa. Além de professores do IFPB, as atividades programadas terão a participação de docentes de outras instituições e profissionais convidados. Durante a semana, também serão apresentados projetos de pesquisa e extensão, ministrados 20 minicursos e serão realizadas duas competições: a Olimpíada de Redes e o Desafio de Programação. Confira todas as atividades neste link.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: