Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 11 > IFTech Semana de Informática do Campus João Pessoa termina com competições

IFTech Semana de Informática do Campus João Pessoa termina com competições

No último dia também foram apresentados projetos desenvolvidos por docentes da Unidade Acadêmica de Informática
por publicado: 02/12/2018 14h36 última modificação: 02/12/2018 14h36

A primeira edição da IFTech - Semana de Informática do Campus João Pessoa movimentou estudantes e docentes da Unidade Acadêmica de Informática durante os cinco dias de evento. O encerramento contou com a apresentação de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por docentes da UA2 e a realização de duas competições: a Olimpíada de Redes e o Desafio de Programação, na última sexta-feira (30).

Segundo um dos organizadores do evento, o professor Luiz Carlos Chaves, a IFTech foi avaliada positivamente por quem participou das atividades programadas, que juntas contabilizaram aproximadamente de 400 participantes. O docente credita essa presença significativa de estudantes e professores, ao fato do evento ter surgido como uma demanda dos próprios discentes.

"Foi apresentado um conjunto de palestras, com quase 100% de convidados externos para que os alunos pudessem ter contato com profissionais locais e poder ter um momento de sinergia de ideias", destacou Luiz.

Outro ponto positivo foi a realização de 20 minicursos, que foram ministrados por estudantes, que receberam uma capacitação dos professores dos cursos de Sistemas para Internet e Redes de Computadores. De acordo com o professor Luiz, a maioria dos temas não estavam relacionados diretamente à grade curricular dos cursos, mas eram temas atuais e relevantes para futuros profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

No último dia do evento (30), as empresas Hostdime e a Conductor realizaram as competições a Olimpíada de Redes e o Desafio de Programação, respectivamente. O engenheiro de redes da Host Dime, Lucas Montarroios, explicou que na primeira competição os alunos, dentro de uma simulação de ambientes reais de soluções de rede, tiveram que prover conectividade entre equipamentos e servidores e fazer o roteamento BGP para prover conectividade entre dois Data Centers. Os estudantes tiveram que implementar a solução de acordo com que era solicitado em cada etapa do desafio.

Já no turno da tarde, os alunos participaram do Desafio de Programação proposto pela empresa Conductor. A analista de aquisição de talentos e uma das responsáveis pelos recrutamentos e seleções da empresa Priscila Arruda, disse que o objetivo foi mapear os estudantes que têm potencial para futuras vagas de estágio. Os dez participantes que ficaram nas primeiras posições estarão no ranking da empresa e poderão ser contratados, na medida que forem surgindo vagas de estágio.

"A ideia da gente é trazer mais estudantes do IFPB para a Conductor, porque a gente sabe do desempenho e potencial deles. Os alunos que saem do instituto são muito diferenciados", frisou Priscila.

Para o professor Luiz a IFTech, de maneira geral, trouxe um resultado muito positivo. "Foi uma semana de bastante diversidade em termos de atividades, que saiu do roteiro da aula convencional, para que os alunos pudessem ver outros temas, num outro formato e pelo olhar de outras pessoas externas ao IFPB", avaliou o docente.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa