Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 06 > Profissional de TI deve ser flexível, ágil e habilidoso na resolução de problemas

Debate com representantes de empresas do setor discutiu as exigências do mercado
por publicado: 14/06/2018 11h50 última modificação: 14/06/2018 11h50

Promover a interação entre o IFPB e empresas de Tecnologia da Informação (TI) que atuam no estado da Paraíba foi o objetivo da coordenação do Curso Superior de Rede de Computadores ao promover a mesa redonda sobre o Perfil do Profissional de TI. O evento foi realizado na manhã de ontem (14) e contou com a participação de seis representantes de empresas, estudantes e professores.

Na abertura, o diretor geral Neilor Cesar dos Santos parabenizou a iniciativa por promover a aproximação com o mercado na busca por proporcionar aos estudantes uma formação mais próxima da realidade desejada pelo setor de TI. O gestor também lembrou a importância da atualização acadêmica e profissional principalmente para a inserção de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na formação profissional e pessoal dos estudantes.

Participaram da atividade os representantes das empresas SuporteOne, Jonathan Colaço; da Hostdime, Leandro Medeiros; da Tely, Sid Gomes; da Facil Tecnologia, Daniel Arana; da Conductor, Ramon Pereira; e do ASSERT, o professor, Mateus Lima. O ASSERT é um centro de referência do IFPB voltado para firmar parcerias com o mercado produtivo, no desenvolvimento de projetos.

A mesa redonda teve três rodadas de perguntas. Na primeira, cada participante apresentou sua empresa e atuação no mercado de TI. Dentre os cinco profissionais que atuam em empresas de TI no mercado paraibano, quatro eram egressos de cursos técnicos ou superiores do campus João Pessoa.

Sobre o perfil do profissional de TI desejado pelo mercado, no que se refere às habilidades não técnicas, todos os representantes de empresas elegeram como principal característica que procuram o profissional que sabe trabalhar em equipe e que busca sempre aprender.

Eles também elencaram que é importante ser aberto a mudanças, capacidade de tomada de decisão de forma ágil, além de foco na resolução de problemas. Outro fator importante para o mercado é o autogerenciamento, a capacidade do profissional cumprir prazos de demandas sem a necessidade de supervisão do chefe.

Algumas atitudes e comportamentos devem ser evitadas por quem procura uma vaga no mercado de TI. Individualismo, falta de foco, mentir ou exagerar na quantidade de informações que constam no currículo. O cuidado com as postagens nas Redes Sociais também deve ser uma preocupação dos profissionais dessa área, porque na hora de contratar, muitas empresas procuram informações sobre os candidatos na internet.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa