Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 04 > Comissão do IFPB e entidades de apoio à causa animal promovem evento de adoção no campus JP

Noticia

Comissão do IFPB e entidades de apoio à causa animal promovem evento de adoção no campus JP

Iniciativa ocorreu no pátio, na última quarta-feira (25), e pode se tornar uma ação periódica
por publicado: 26/04/2018 18h18 última modificação: 26/04/2018 18h23

No período de 10h às 16h da última quarta-feira (25), o pátio do IFPB-JP sediou um evento de adoção de animais - cães e gatos resgatados das ruas ou de situação vulnerável dentro do próprio campus. O evento foi realizado pela Comissão interna de Proteção ao Direito Animal em parceria com a ONG SOS Animais e Plantas e o Centro de Zoonoses de João Pessoa. O total de adoções no dia foram cinco. Além de arranjar novos lares para os bichos, o evento almejou conscientizar sobre o cuidado e o respeito com a fauna, fortalecendo a ideia de compromisso com estes seres que, “ainda indefesos são abandonados e maltratados.” Para Laura Reis, da líder da comissão, esse é um dos papéis do IFPB enquanto instituição de Educação.

Três dessas adoções foram de bichos do Instituto SOS Animais e Plantas, representado por Maribel de Souza. Segundo ela, a ONG faz um trabalho de utilidade pública, de suma importância para o equilíbrio ecológico, e que mesmo assim, não tem o devido reconhecimento da população. Hoje, a entidade já cuida de cerca de 80 animais, e precisa de mais donativos e adoções para continuar o trabalho. “A gente resgata esses animais, reabilita e leva para a própria casa, porque não temos a possibilidade de manter um abrigo, é muito caro. Depois, viabilizamos a adoção, pois o interesse é que eles encontrem um novo lar, para que possamos ajudar outros animais em situação de vulnerabilidade nas ruas”, desabafou Maribel.

A protetora considera o o aumento do abandono animal consequência direta da falta de politicas públicas educativas, que prestem esclarecimentos às pessoas sobre a guarda responsável, o controle de animais e o combate aos maus tratos. “É um desafio muito grande fazer com que as pessoas olhem para essa parte da natureza. Estamos fazendo nossa parte, tirando tudo do nosso bolso, viabilizando os tratamentos veterinários, colocando nas nossas residências, realizando parcerias, além de divulgar nosso trabalho“, enfatizou.

Uma maneira que a ONG encontra de arcar com os custos da reabilitação dos animais resgatados é com um brechó permanente, que inclusive, teve um stand montado no evento de adoção realizado ontem. Os interessados em visitar este brechó, ou realizar doação de rações e/ou medicamentos de forma presencial, podem fazê-lo na Pousada Maré Alta, no bairro do Bessa, cujo endereço é Rua Marino de Oliveira Luna, 122. Quem preferir ajudar com depósito em dinheiro, os dados da conta, vinculada ao Banco do Brasil, são os seguintes: Agência 3204-2; Conta: 36260-3; Razão Social: Maribas Pet; CNPJ: 299937490001669.

Comissão de Proteção aos Direitos dos Animais circulantes do IFPB-JP

Responsáveis por terem captado a equipe que discute o Direito dos Animais do campus, Laura Reis e Jussara Ferreira, respectivamente, da Diretoria de Administração, Planejamento e Finanças, e do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, explicaram que a formação de uma Comissão específica do assunto decorreu do crescente aumento de bichos vivendo no campus, refugiando-se nos telhados, nos pneus dos carros e se reproduzindo, em situação de perigo.

“Há cerca de um ano, uma cadela, a Dóris, entrou aqui e deu cria onde hoje é localizada a marcenaria. A partir dessa situação, eu e Jussara passamos a acompanhar a situação. Conhecemos professoras do IF que participam de ONGs dedicadas à proteção e cuidado dos animais, como Tereza Cristina, e promovemos a adoção da cadela e de seus nove filhotinhos. Quando começamos a identificar um número crescente, principalmente de gatos, habitando o IFPB, pensamos em nos organizar para lidar com essa situação de maneira responsável”, contou Laura.

Ela também revelou que a ligação entre o IFPB e a ONG representada por Maribel foi feita através de Tereza Cristina, que já vinha desenvolvendo algumas ações de conscientização sobre abandono animal. Depois, esclareceu que a comissão planeja realizar periodicamente mais eventos como esse, a cada dois ou três meses e em parceria com entidades da Causa. O intuito maior é o fortalecimento, junto ao Centro de Zoonoses e às ONGS, de ações que visem como lidar com a questão do abandono. “A instituição não é o lugar ideal para esses animais ficarem, eles devem estar em lares, protegidos, guardados, cuidados”, reiterou Laura.

 A ação ainda contou com o auxílio de duas alunas do curso de Secretariado, Elayne Lacerda e Josefa Lino. 

Comunicação social do campus João Pessoa

registrado em: