Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 03 > Encerramento da Secif consagra curso de Contabilidade como campeão geral da competição

Evento ocorreu na última sexta-feira, no Ginásio I, com entrega de medalhas e Festival de Intérpretes
por publicado: 26/03/2018 10h57 última modificação: 26/03/2018 11h03

A conclusão da Secif 2017, ocorrida às 17h às 20h30 da última sexta-feira, foi entoada por dois coros: o das vozes dos cantores mobilizando toda a plateia a acompanhar as músicas, no Festival de Intérpretes, e o das torcidas dos cursos técnicos integrados envolvidos na competição, bradando gritos de guerra. Aliás, um dos momentos chave da noite foi o reconhecimento desses grupos na pontuação dos cursos antes de anunciar o resultado da classificação geral.

Com os critérios de animação, companheirismo, fairplay, organização, entre outros, o prêmio de Melhor Torcida foi concedido ao curso de Instrumento Musical. Entretanto, após inúmeros pódios, medalhas de ouro e de prata, o grande campeão da noite foi o curso de Contabilidade, somando 390 pontos. Logo atrás, ficou o curso de Edificações, com 386 pontos, seguido por Eletrotécnica (356), Instrumento Musical (281), Mecânica (242), Eletrônica (204) e Controle Ambiental (138).

Geilson Lucas, coordenador de Educação Física e membro da comissão da Secif, fez um balanço geral da Semana e avaliou que, apesar da participação dos alunos ter sido resgatada, como na antiga Semadec, nos bastidores, o evento enfrentou dificuldades para se realizar: "Ocorreram muitos contratempos na organização, mas vão servir de lição para a próxima Secif, que acontece ainda este ano. Os estudantes estavam bastante empenhados, e acredito que vão se manter assim nos próximos eventos." Em seguida, ele citou fatores que poderiam ser melhorados nas futuras edições da Secif, como "o cumprimento de alguns horários, o projeto inicial para inclusão de itens que não entraram neste, e o planejamento das atividades, para que não sobrecarreguem uma ou outra área da organização."

Festival de Intérpretes (Festin)

O clima de despedida da Secif foi o mais positivo quanto poderia, não só pelo anúncio de vencedores e da entrega de medalhas, como também pelas apresentações musicais que deram o tom do evento. A abertura do Festival de Intérpretes foi feita por uma das juradas da modalidade: a professora Tâmara Cruz, de Instrumento Musical, além de uma aluna do mesmo curso, Petra Santos. Alguns dos pontos altos deste início foram as performances de Telegrama (Zeca Baleiro) e Quem de nós dois (Ana Carolina), pela jurada, e Descobridor dos Sete Mares (Tim Maia), pela discente.

"Para essa apresentação, eu escolhi músicas que marcaram a minha vida enquanto cantora, para simbolizar esse momento com novos cantores descobrindo sua voz, iniciando sua trajetória. Achei que faria sentido", explicou a professora Tâmara. Após o momento inicial, ela se juntou ao júri composto por Gilberto Sobreira, Washington César, Alessandro Dantas, Adriano Caçula e Daniel Luna. Petra, por outro lado, intergou a banda que auxiliaria os competidores do Festin, composta por Rinaldo Barbosa (bateria), Joyce Macena (guitarra), David Wincliss (guitarra), Hans Hott (teclado) e Lukas Souza (baixo).

Na competição, os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Instrumento Musical e Contabilidade tiveram dois representantes cada um, totalizando oito de nove competidores. O nono foi o único estudante de Controle Ambiental a se apresentar: o estudante Jorge Ravick, cantando Lugar Secreto, de Gabriela Rocha. Ele garantiu o terceiro lugar no pódio. As outras colocações foram ocupadas por Myartt Brito (2ª lugar, Inst. Musical), cantando Tudo o que eu sou, de Eli Soares, e João Matheus (1o. lugar, Eletrotécnica), cantando Olhos Coloridos, de Sandra de Sá.

Os outros participantes foram: Sara Lisandra, com Quando a Chuva Passar (Ivete Sangalo); Kamila Gonçalves, com Pais e Filhos (Legião Urbana); Ricardo José, com Stray Heart (Green Day); Isabela Rodrigues, com Final Feliz (Jorge Vercilo), e Jenniffer Gabrielly, com Trevo (Anavitória). Os cursos de Mecânica e Eletrônica não competiram nessa modalidade na terceira edição da Secif. Ao final do evento, houve a performance da banda do campeão do Festin anterior, Fábio Rossi.

Comunicação Social do campus João Pessoa