Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 01 > Bubu Digital vence IEEE Maker Project 2017

Bubu Digital vence IEEE Maker Project 2017

O projeto conquistou o primeiro lugar geral do concurso internacional
por publicado: 19/01/2018 15h36 última modificação: 23/01/2018 13h37

Anualmente o IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) organiza o IEEE Maker Project. O concurso elege os melhores projetos de tecnologia, que têm a finalidade de resolver problemas e que possam ser aplicados para beneficiar a sociedade. O IEEE Maker Project 2017 contou com a participação de mais de 220 projetos inscritos, de diversos países. Dentre eles, o vencedor do Grande Prêmio foi o projeto Bubu Digital, dos estuantes de Engenharia Elétrica do campus João Pessoa Rychard Guedes, Adjamilton Almeida e Júlio Cézar Coêlho. O resultado foi divulgado no dia 16 deste mês, confira neste link.

O Bubu Digital já acumula vários prêmios nacionais e internacionais como a Hack Brasil e a Microsoft Imagine Cup. Mas o prêmio concedido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers tem um sabor especial para os estudantes. "Esse prêmio para mim é o mais significativo porque o IEEE é o maior instituto tecnológico do mundo e ser reconhecido por ele é muito importante", frisou Adjamilton.

Para Júlio conquistar o primeiro lugar geral foi algo inesperado. No primeiro momento, os estudantes pensaram que tinham vencido a categoria em que o projeto Bubu Digital tinha se inscrito, Saúde e Segurança. Mas eles foram vencedores de todas as categorias: Acessibilidade; Educação; Entretenimento; Saúde e Segurança; Sustentabilidade; Transporte; Outros. "Foi uma surpresa para gente, quando recebemos a notícia que tínhamos ganhado. A gente pensou que tinha sido na categoria saúde, só depois a gente viu a notícia que tinha sido o geral", comentou Júlio.

Além das conquistas, os alunos do campus João Pessoa acreditam que um dos maiores benefícios que o projeto trouxe para eles é servir de inspiração para outros colegas. "É muito legal ter esse sentimento que a gente está inspirando outras pessoas a fazerem coisas legais", ressalta Rychard, ao contar que quatro equipes, que estão competindo na Hack Brasil desse ano, procuraram os criadores do Bubu Digital. Eles queriam algumas dicas e saber como foi a participação na competição, desde a inscrição até a conquista da Hack Brasil.

Rychard, Júlio e Adjamilton receberão como prêmio um cartão de presente de Amazon no valor de US $ 500 e terão seu projeto em destaque nos periódicos IEEE Transmitter, The Institute e na revista IEEE Potentials. Eles também receberão uma hora de mentoria sobre seu projeto (sessão de orientação) com um membro seniores do IEEE.

Os três estudantes destacaram que mais do que vencer competições, o projeto do Bubu Digital trouxe um grande ganho acadêmico, por fazê-los adquirir novos conhecimentos como empreendedorismo, gestão, entre outros. E com a conquista mais recente o projeto será publicado em revistas internacionais do IEEE, o que vai agregar muito valor ao currículo deles.

Institute of Electrical and Electronics Engineers

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Possui mais de 420 mil membros em mais de 160 países.

Bubu Digital

É um projeto que desenvolveu uma chupeta eletrônica capaz de medir a temperatura corporal de crianças e, assim, ajudar a detectar doenças e ajudar a reduzir a mortalidade infantil.

Comunicação Social do IFPB campus João Pessoa com informações do www.ieee.org