Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 09 > Dia D de Saúde promoveu orientação sobre bem-estar físico, mental, espiritual e social

Vacinação, doação de sangue, aferição de pressão arterial e teste de glicemia fizeram parte da programação
por publicado: 20/09/2017 14h11 última modificação: 20/09/2017 14h11

Durante todo o dia de ontem (19) diversas atividades relacionadas ao bem-estar da comunidade interna do Campus João Pessoa foram realizadas no Dia D de Saúde. O evento foi promovido pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP), por meio da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida, e pelo Departamento de Assistência Estudantil (Daest).

A ação contou com palestras, treinamentos, rodas de conversas e diversas atividades. Durante o evento, foram realizadas 19 tentativas de doação de sangue, destas 11 bolsas foram coletadas. Quase 40 pessoas foram vacinadas, 88 fizeram aferição da pressão arterial e verificação de glicemia. E cerca de 20 participantes receberam orientações endocrinológicas e avaliação dermatológica. Além da participação de dezenas de estudantes e servidores no Aulão de Zumba.

Para a organização do evento, a participação da comunidade surpreendeu, principalmente com relação ao interesse dos alunos em fazer doação de sangue. Um deles foi o estudante de Engenharia Elétrica Abimael Rocha, que foi um dos voluntários que se dirigiu ao carro do Hemocentro que estava no estacionamento do campus. "Eu sinto que estou fazendo uma ação importante, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã. É sempre importante aproveitar as oportunidades de ajudar o próximo", ressaltou.

Já os treinamentos oferecidos pelo Samu, Bombeiros Militar e Civil sobre Primeiros Socorros, Combate a Princípios de Incêndios e Salvamento Aquático foram bem avaliados pelos participantes, que propuseram a realização de cursos sobre as temáticas com duração maior.

As palestras e rodas de conversa abordaram outras dimensões da saúde como a mental, social e espiritual e levaram o público a refletir sobre a importância de cada uma delas para o bem-estar das pessoas. "Foi um momento de reflexão, de pensar em como estamos vivendo e em como precisamos de mais amor e companheirismo", frisou a servidora Adriana Gondim, uma das responsáveis pela realização do evento.

"A gente ficou feliz porque a ação movimentou a comunidade: tercerizados, servidores e estudantes, todos participaram. Com isso, nós atingimos o objetivo de levar o tema e ações de saúde para toda a comunidade do campus", disse Jussara Ferreira, integrante da equipe organizadora, ao avaliar a realização do Dia D de Saúde.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa