Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 09 > Campus João Pessoa completa 108 anos acreditando no poder transformador da Educação

Estudantes, servidores e colaboradores terceirizados participaram da comemoração
por publicado: 25/09/2017 12h27 última modificação: 25/09/2017 18h57

Para celebrar os 108 anos do IFPB Campus João Pessoa, estudantes, servidores, gestores e trabalhadores terceirizados se reuniram na última sexta-feira (22), compartilharam experiências e falaram da esperança de mudança que só a Educação proporciona.

Na abertura, os professores Vinícius de Lucena (violão) e Ana Carolina Petrus (violino) apresentaram músicas que deram o tom festivo a comemoração de aniversário da unidade mais antiga do Instituto Federal da Paraíba.

A mesa de honra foi composta com a representação de todos os segmentos que compõem o campus João Pessoa: gestores, professores, técnicos adminsitrativos, estudantes e terceirizados. Em nome de todos os colaboradores, Maria da Conceição de Lima (conhecida como Ceiça) agradeceu a oportunidade de participar da comemoração. "Tenho orgulho de representar a equipe de tercerizados, gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que é muita gratificante trabalhar nessa instituição. Posso dizer que faço parte desse crescimento", enfatizou.

O estudante de Engenharia Elétrica Melquisedeque Bento da Silva, que foi aluno do curso Técnico Integrado em Mecânica, disse estar grato pela oportunidade representar os discentes do IFPB na cerimônia e ser uma honra participar da história dos 108 anos do instituto.

"Uma menina centenária", assim o professor Ermano Falcão se referiu à instituição que o acolheu ainda adolescente, quando veio do interior para estudar no curso Técnico de Edificações. "Minha história de vida se confunde com a história da instituição", afirmou ao relembrar que suas experiências profissionais e pessoais foram marcadas diretamente pelo IFPB, principalmente o momento em que voltou à instituição como docente. Ermano ressaltou que o instituto trouxe uma grande mudança à sociedade brasileira e paraibana.

Representando o segmento de técnicos administrativo, Maria Cleidenédia Morais destacou que o IFPB deixou sua marca na vida de várias pessoas em seus 108 anos de existência. "Tenho a alegria de ter entrado nesse instituto, que foi meu primeiro emprego e é onde estou prestes a me aposentar. Aqui me realizei profissionalmente e conquistei tantas coisas nesses 30 anos de serviço público", disse emocionada.

"Essa instituição é feita por todos nós, por isso quisermos representar um pouco de cada segmento nessa cerimônia", observou o diretor geral do campus João Pessoa professor Neilor Cesar dos Santos. Em seu discurso, o gestor agradeceu a todos que construíram a instituição ao longo de mais de um século.

"Temos uma história construída a partir da possibilidade de transformação que a educação possui. Nessa instituição são produzidos conhecimentos para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas", salientou. "Tudo o que nos orgulha hoje é fruto das mãos de quem sempre teve o desejo de transformar a sociedade por meio da educação. Parabéns ao Instituto Federal da Paraíba!", declarou Neilor.

Já o reitor do IFPB professor Cícero Nicácio falou que os depoimentos enunciados compuseram um pequeno retrato da instituição. O gestor também reforçou que "o passado tem que ser visto com um olhar respeitoso e afetivo. Essa instituição atravessou esses anos e em todos os momentos de sua história tem transformado a vida de diversas pessoas".

Em seu discurso, o reitor também apontou a contribuição que o IFPB tem dado para o desenvolvimento do país. "Esse instituto tem muito a oferecer a sociedade brasileira. Que venham novas décadas e novos séculos, novas páginas de uma grande história", finalizou.

Em seguida, o professor Neilor apresentou as principais ações desenvolvidas nos últimos três anos no Campus João Pessoa. Entre elas: o bom resultado obtido nas avaliações de cursos; a expansão do atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas; a atuação de projetos de Pesquisa, Extensão e Inovação, com participação e conquista de estudantes e servidores em várias olimpíadas e competições no Brasil e no exterior; o desenvolvimento de programas institucionais de capacitação, qualificação e socialização; e as melhorias na infraestrutura.

Ao final toda a comunidade acadêmica cantou parabéns para o IFPB Campus João Pessoa e se confraternizou com um lanche especial, com direito a bolo e salgadinhos.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa