Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 08 > Solenidade marca início do Programa de Formação de Gestores por Competência

Solenidade marca início do Programa de Formação de Gestores por Competência

A aula inaugural aconteceu nesta quarta-feira (03), no auditório 1
por publicado: 03/08/2017 21h50 última modificação: 03/08/2017 22h05

O Programa de Formação de Gestores por Competência (PFGC) foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (02), durante solenidade realizada no auditório 1 e prestigiada por servidores dos campi de João Pessoa e Campina Grande, além da Reitoria.

A mesa principal foi formada pelos seguintes gestores: Nicácio Lopes, Reitor do IFPB; Neilor Cesar dos Santos, Diretor Geral do campus João Pessoa;  Alecssandro Kramer, Chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Rossana Figueiredo, coordenadora geral do PFGC e Ermano Falcão, coordenador adjunto do programa.

A solenidade foi marcada por discursos de gratidão ao trabalho dos servidores empenhados na implantação do projeto e aos gestores que não mediram esforços para que o PFGC virasse realidade.

A coordenadora geral do PFGC iniciou suas palavras lembrando como nasceu a ideia do curso, em 2013, e a trajetória percorrida pela equipe multifuncional responsável pelo desenvolvimento do projeto, desde a formação e capacitação dos facilitadores, até a seleção de cursistas. Rossana ainda fez um agradecimento especial a Ermano Falcão, pela força e comprometimento ao longo da preparação do projeto e aos gestores, por terem acreditado da proposta. “Eu queria deixar minha gratidão ao nosso diretor Neilor, por ter nos apoiado desde o início e ao Reitor Nicácio, que ouviu a nossa proposta, elogiou o projeto e autorizou que ele começasse aqui e, posteriormente, fosse estendido aos outros campi”.

Em seguida, o coordenador adjunto Ermano Falcão deixou mensagem aos cursistas, reforçando o privilégio desses servidores integrarem a primeira turma do programa pioneiro nos Institutos Federais. “Não desistam do curso e aproveitem essa oportunidade única que o IFPB oferece para que vocês se tornem profissionalmente gestores. Espero que o projeto alcance outros campi e quem sabe, outras intuições públicas”.

Alecssandro Kramer, Chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas se referiu a aula inaugural como a realização de sonho, que exigiu muita perseverança e garra para que fosse concretizado. “Esse programa vai fazer a diferença na história da instituição. Possivelmente, a partir desse projeto sairão os futuros gestores dos campi do IFPB, com nível de formação bem melhor. Pois eu tenho certeza que os gestores de hoje sofrem, porque não é fácil fazer gestão no serviço público”.

Lembrando as dificuldades que enfrentou quando foi pela primeira vez coordenador do curso de Automação Industrial, o Diretor Geral, Neilor Cesar dos Santos, enfatizou a relevância do projeto para os servidores que, muitas vezes, não estão preparados para desempenhar a função de gestão. “A gente aprende fazendo, mas é muito angustiante. As tomadas de decisões mais acertadas são mais seguras quando temos um referencial, e é esse referencial que buscamos no PFCG, pensando que temos um propósito maior, de contribuir para a formação dos nossos estudantes”.

Nicácio Lopes, Reitor do IFPB, enalteceu o programa destacando que ele nasceu para preencher uma lacuna existente na administração pública do instituto, com a relação a formação dos quadros gerenciais. “A Reitoria não poderia ter outra ação a não ser abraçar o projeto. Nós temos a concepção de que boas ideias devem ser transformadas em políticas de estado e não políticas de gestão, de conveniência. Todas essas ações precisam transcender as gestões pontuais, para serem ações processuais, ininterruptas”.

Em seguida, a professora Ana Carolina Bispo da UFPB falou brevemente sobre aspectos da nova gestão pública, ao mesmo tempo em que parabenizou o IFPB por ser a instituição pioneira na formação de gestores que atendam efetivamente ao cidadão-cliente. Por fim, a coordenadora geral do programa, Rossana Figueiredo, apresentou objetivos, cronograma, metodologia do curso bem como a equipe de facilitadores do PFGC.

O PFGC

O Programa de Formação de Gestores por Competência, instituído pela resolução n° 010 CD/JP, de 04 de dezembro de 2015, foi concebido para viabilizar o desenvolvimento de competências para exercício de cargos de gestão, tanto para docentes quanto para técnicos administrativos. O PFCG é considerado um programa pioneiro e inovador no contexto dos Institutos Federais e reflete a necessidade de preparar os gestores para novas tendências e demandas tecnológicas relacionadas à instituição.  O curso tem carga horária de 340h, sendo 320h para conclusão das disciplinas e 20h para conclusão de Intervenção Gerencial. As aulas serão presenciais e a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Comunicação Social do campus João Pessoa