Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Professor Chiquinho Cicupira lança livro no campus João Pessoa

Professor Chiquinho Cicupira lança livro no campus João Pessoa

“O Tempo Esquadrinhado” traz detalhes de 20 anos da história do docente e ex-diretor do campus Sousa
por publicado: 12/04/2017 14h13 última modificação: 12/04/2017 14h19

A noite de lançamento do livro “O Tempo Esquadrinhado”, do professor do campus Sousa Francisco Cicupira de Andrade Filho, começou ao som de boas músicas, interpretadas pelos docentes Vinícius de Lucena (violão) e Ana Carolina Petrus (violino). Aos poucos, amigos, colegas de trabalho e familiares do professor Chiquinho, como é conhecido, foram se acomodando no auditório José Marques.

A mesa principal foi composta pelo diretor geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos, além dos professores Joabson Nogueira e João Batista de Oliveira Silva e o autor da obra.

No livro “O Tempo Esquadrinhado”, Chiquinho dá detalhes dos vinte anos em que participou da gestão da antiga Escola Agrotécnica Federal de Sousa, até quando tornou-se campus Sousa do IFPB. O docente relata, também, os bastidores da política nesse período e presta homenagens a ex-diretores e servidores. “Eu sempre tinha a mania de anotar o dia a dia do campus, os projetos, as realizações, o planejamento e, após o término do último mandato, já tinha muita experiência vivida. O livro também traz momentos vivenciados fora do instituto, no campo político partidário”, acrescentou.

A obra ainda resgata momentos marcantes da história do IFPB campus Sousa, como as reformas do ensino e a expansão, a partir dos anos 2000, assim como as conquistas e dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. “Eu estou com um sentimento de dever cumprido, porque o livro também é uma espécie de prestação de contas à família, aos amigos e aos leitores”, disse Chiquinho.

No lançamento, o professor Joabson fez uma breve apresentação do livro, evidenciando sua admiração pela trajetória do docente, percurso que se confunde com a história do campus Sousa. O professor João Batista destacou a satisfação de testemunhar episódios que integram a obra, revelando os diversos anos de amizade com Chiquinho. O diretor geral, Neilor Cesar, enfatizou a importância de apoiar e prestigiar obras literárias que documentam a história do instituto. Na visão do diretor, “Tempo Esquadrinhado” também serve de referência de gestão pública. “É uma alegria perceber que mesmo com toda dificuldade que enfrentou, você conseguiu superar os desafios. Isso também nos motiva, como gestores, a superar as dificuldades”.

Emocionado, Chiquinho ressaltou a alegria de vivenciar um dos momentos mais marcantes da sua vida, agradecendo toda dedicação da equipe do campus e ao cerimonial, além da presença de amigos e familiares. “Eu agradeço imensamente ao diretor Neilor pela gentileza de me receber, juntamente com minha família, e também de aceitar a proposta dos amigos Joabson Nogueira e João Batista, que me convidaram para lançar o livro aqui. Isso é uma prova da dedicação, do zelo, do esmero da administração do campus”.

Ao final, o professor Chiquinho exibiu um vídeo que resume a proposta da obra e, em seguida, autografou livros, no hall de entrada do campus.

Comunicação Social do campus João Pessoa