Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > IFPB forma primeiro estudante do ensino superior com deficiência visual

IFPB forma primeiro estudante do ensino superior com deficiência visual

Leonardo Xavier, aluno da Licenciatura em Química, desenvolveu uma metologia para uso de balança adaptada
por publicado: 20/04/2017 09h00 última modificação: 25/04/2017 13h20

Conseguir se formar no ensino superior do Brasil é um grande desafio para um deficiente visual. A insegurança começa desde o momento de escolher o curso, passando pela preparação para o vestibular. Quando vem a aprovação, nascem novos desafios: ter acesso aos conteúdos, conseguir boas notas nas provas, realizar atividades práticas e científicas e ser bem avaliado no trabalho de conclusão de curso (TCC).  Com muito esforço e dedicação, o estudante de Licenciatura em Química Leonardo Xavier Lopes Daniel conseguiu concluir essa fase tão importante das nossas vidas. Ele é o primeiro deficiente visual a se formar em um curso superior no IFPB.

Quando perdeu a visão, Leonardo, que ainda cursava ao ensino médio, quis desistir dos estudos. Por conta do incentivo da família, ele conseguiu concluir e fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. No momento da escolha do curso superior, o jovem se inscreveu para Licenciatura em Química no campus João Pessoa sem ter muita esperança de ser classificado. “Quando saiu o resultado, vi que eu fiquei em primeiro lugar nas cotas, aí fiquei preocupado com a quantidade de cadeiras de cálculos que iria ter que pagar, mas entrei para o curso”.

Leonardo conta que quando iniciou a licenciatura houve preocupação por parte dos professores com relação a questões de segurança no manuseio de substâncias no laboratório. Até o quinto período, o aluno não conseguia ter autonomia nas disciplinas práticas, fazia apenas atividades complementares, como anotação de pesos, medidas e resultados.

Foi na disciplina de Prática Profissional, com o professor Sérgio Santos, que tudo começou a mudar. O docente desenvolveu uma balança mecânica, de escala tríplice, composta por recursos sonoros capazes de auxiliar o aluno na pesagem de substâncias. O instrumento não só trouxe autonomia para o aluno, como também serviu de modelo pedagógico para a turma, de acordo com o professor. “Aqueles que não acreditavam que era possível ensinar química a um deficiente visual se deram conta de que era só querer e buscar alternativas para as limitações técnicas. Nos aspectos humano, de respeito, pedagógico foi excelente”.

Prova disso é que a experiência vivenciada em sala de aula inspirou os futuros professores de química a buscarem a capacitação na área de inclusão. Lilian Mamedes, por exemplo, fez o curso de transcrição de textos em Braille e hoje, trabalha dando apoio a estudantes deficientes visuais no campus João Pessoa. “A experiência que vivenciamos em sala de aula sobre inclusão foi incrível. A partir daí, eu busquei estudar sobre o assunto e percebi que existem muitas ferramentas pedagógicas que podem ser trabalhadas com o deficiente visual e não é muito complicado, basta só ter boa vontade e disposição”.

O projeto da balança adaptada ganhou uma metodologia de utilização por deficientes visuais, pesquisa que virou tema do TCC de Leonardo. Agora, o próximo passo é ajudar outros alunos. “As escolas onde fiz o ensino médio possuíam laboratórios de química, mas eu só ouvia falar. Espero que a partir desse modelo, outros deficientes visuais ou pessoas com baixa visão consigam ter autonomia em algumas atividades realizadas no laboratório”.

Comunicação Social do campus João Pessoa