Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Mais de 300 pessoas prestigiam o Arduino Day 2017

Mais de 300 pessoas prestigiam o Arduino Day 2017

O evento aconteceu neste sábado, no campus João Pessoa. A programação contou com palestra, minicursos, debates e exposições
por publicado: 03/04/2017 12h12 última modificação: 03/04/2017 12h34

No último sábado (01), pesquisadores de várias instituições comemoraram o aniversário da plataforma arduino, uma tecnologia para prototipagem eletrônica, criada em 2005. O Arduino Day foi uma iniciativa do Ramo Estudantil IEEE IFPB, em parcerias com o Grupo de Robótica Educacional Livre (GREL), o PET de Eng. Elétrica e o Ramo Estudantil IEEE UFPB, sob a orientação de docentes do IFPB-Campus João Pessoa.

A programação contou com palestra, minicursos, debates e exposições. A palestra Magna foi ministrada por Alisson Brito, professor do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica da UFPB. O docente mostrou um pouco do Ardupilot, um projeto de hardware e software open-source para veículos não tripulados. Na sua apresentação, ele ressaltou os equipamentos utilizados no projeto e a experiência do grupo de pesquisa, entre outros aspectos.

A mesa redonda com o tema “O futuro da Internet das Coisas” foi conduzida por um grupo de pesquisadores Ilton Barbacena, Ademar Costa, Pedro Victor, Lincoln Machado do IFPB, além da ex-aluna do IFPB e associada do Institute of Electrical and Electronics Engineers, seção da Bahia, Camila Lijó. O grupo discutiu os desafios e as novidades nas pesquisas na área bem como os produtos inteligentes lançados recentemente, a exemplo de lâmpadas conectadas a internet e elevadores com serviço de monitoramento online, entre outras.

O professor Pedro Victor explicou que a principal questão que norteia a Internet das Coisas é a criação de dispositivos 08.jpg
autônomos, com certo grau de inteligência, que sejam acessíveis à população. Nessa mesma linha, o professor Ilton Barbacena complementou que é preciso estar atento às novas tecnologias e as necessidades do mercado, ressaltando que o desafio dessa tecnologia também passa pelo ponto de vista da mudança de comportamento. Para o professor Ademar Costa, quem quer investir nas pesquisas sobre Internet das Coisas deve ficar atento às necessidades mais simples do consumidor. “Além disso, é essencial conhecer a parte de programação, sistemas embarcados, as diversas plataformas que nós temos, não só o arduino, mas outras que o mercado oferece. Isso é muito importante para quem está pesquisando ou trabalhando em empresas”.

O evento contou com a participação de alunos do IFPB e também de outras instituições como UFPB, Mauricio de Nassau e DeVry. Josué Calebe, que é estudante do curso Técnico Integrado em Eletrônica do campus João Pessoa destacou as suas impressões sobre o evento. “Eu estou interessado nessa parte de robótica de carros controlados remotamente, e para mim, o evento só veio aprimorar o conhecimento que eu já tinha”.

organização.jpgTalita Valéria, uma das alunas que esteve à frente da coordenação do Arduino Day destacou que a participação do público foi além das expectativas da organização. “A procura foi muito grande, nós esperávamos um público de cerca de 100 pessoas, mas até o último dia de inscrição, mais de 300 pessoas já tinha se inscrito”.

Na lojinha Arduino, instalada no pátio do campus, empresas parceiras fizeram exposição de componentes de arduinos e de outros equipamentos, como a impressora 3D. Houve, ainda, os minicursos sobre Arduino Básico, Arduino APP Inventor, Arduino ESP8622 e Etapas de prototipagem com Arduino, nos horários de 13h30 e 16h00.

Comunicação Social do campus João Pessoa