Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Gestores se reúnem com estudantes para tratar dos benefícios da Assistência Estudantil

Destaque

No encontro realizado ontem (06) foram feitos esclarecimentos sobre o repasse dos recursos
por publicado: 07/04/2017 14h46 última modificação: 07/04/2017 14h47

Criar um canal de comunicação com a comunidade e adotar estratégias que facilitem o esclarecimento de dúvidas sobre o orçamento do Campus João Pessoa foram as diretrizes apontadas ao final da reunião realizada entre gestores e representantes estudantis. O encontro foi realizado na manhã de ontem (06) com o objetivo de dar informações sobre como é feito o repasse de recursos para o pagamento dos benefícios da Política de Assistência Estudantil.

Participaram da reunião os representantes do Grêmio Estudantil, Artílio Marques; e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Wellington Pereira. Da gestão do Campus João Pessoa participaram o diretor geral, Neilor Cesar; os chefes dos Departamentos de Orçamento e Finanças (DOF) e de Assistência Estudantil (Daest), Josué Bertulino e Leonardo Monte, respectivamente; os coordenadores de Alimentação e Nutrição Escolar (Canutre), de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Coapne) e de Apoio ao Estudante (Caest), respectivamente Paulo Roberto, Valéria Marques e Gianne Nóbrega; além da psicóloga Sylvana Melo.

Durante o encontro, foram esclarecidos os impactos causados pela redução dos valores repassados e a falta de regularidade foto 2.jpgno envio dos recursos do orçamento, feitos pela União. Os gestores reiteraram que isso afeta diretamente a comunidade estudantil e tem efeito na prestação de serviços públicos. Dessa forma, foi necessário fazer revisões nos investimentos dos programas desenvolvidos no campus, como: auxilio à participação em eventos, redução no número de bolsas pagos pelos programas de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão.

À tarde, o diretor geral se reuniu com o chefe do DOF e com o coordenador de Contabilidade, Kléber Marques, para definir estratégias que incentivem à participação da comunidade interna no acompanhamento da gestão do orçamento e dos gastos da unidade. A primeira ação já está em andamento, que é a divulgação dos Relatórios Contábeis de Propósito Geral (RCPG), disponíveis neste link. Os gestores definiram, ainda, a realização de uma série de encontros, promovendo palestras com temas relacionados ao orçamento e gastos públicos.

“Esperamos que, dessa forma, a comunidade esteja cada vez mais apta a entender como funciona o orçamento público. Desejamos que nosso público não só acompanhe essas informações mas também participe das tomadas de decisão sobre os investimentos prioritários”, enfatizou Neilor.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa