Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Da graduação para o doutorado

Da graduação para o doutorado

Concluinte do curso de Engenharia Elétrica, Geoflly Adonias, é aprovado em doutorado na Irlanda
por publicado: 12/04/2017 11h45 última modificação: 17/04/2017 13h53

Muita gente acredita que para ingressar no doutorado é imprescindível possuir o diploma de mestre. Na realidade, é possível cursar o doutorado somente com a formação superior, dependendo da relevância do projeto do candidato e das normas da instituição. Foi o que aconteceu com o aluno de Engenharia Elétrica, Geoflly Adonias, que concluiu a graduação no final do ano passado e foi aprovado no doutorado em Software e Sistemas de Telecomunicações, no Instituto de Tecnologia de Waterford, na Irlanda.

O estudante conta que não tinha a pretensão de ingressar no doutorado agora, mas no momento em que se inscreveu no mestrado da mesma instituição, recebeu a proposta. “Um professor me ofereceu a oportunidade de trabalhar em algo que ele julgou ser mais parecido com o meu currículo, e falou, ainda, que seria um trabalho de doutorado, pois os dois anos de mestrado não seriam suficientes para atingir os objetivos da pesquisa”, conta Geoflly.

Seu projeto consiste em desenvolver sistemas de comunicação presentes e atuantes no corpo com capacidade de se conectar à internet, com base no paradigma conhecido como a Internet das Bio-NanoCoisas. “A ideia é construir, utilizando recursos da engenharia, circuitos neurais que podem representar protocolos que são encontrados em redes convencionais de comunicação, a fim de criar sistemas nervosos programáveis para o corpo humano”.

Para conquistar essa aprovação ainda pouco comum no Brasil, o estudante se dedicou à pesquisa desde o início da graduação, através do envolvimento em programas de iniciação científica. Por meio do IFPB, Geoflly ainda conseguiu participar de intercâmbio acadêmico que, segundo ele, foi peça chave no aperfeiçoamento de um segundo idioma.

O estudante conta que está empolgado para esse novo desafio, pois o projeto aparenta estar num campo de pesquisa ainda pouco explorado e exige forte interdisciplinaridade. O processo de registro junto à universidade já foi feito e a previsão é que as aulas comecem ainda neste mês de abril.

Comunicação Social do campus João Pessoa