Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Campus JP realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Campus JP realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Foram distribuídos ontem (03) lacinhos azuis e dada informações sobre o transtorno
por publicado: 04/04/2017 11h30 última modificação: 04/04/2017 12h54

Em 02 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para marcar a data, o campus João Pessoa realizou uma ação com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre esse transtorno, com a distribuição de lacinhos azuis (cor símbolo do Autismo). A ação foi organizada pela Coordenação de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (Coapne).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem algum Transtorno do Espectro Autista, que pode ser leve, moderado ou severo. O transtorno é marcado por um grupo de condições que caracterizam algum grau de incapacidade no comportamento social, de comunicação e linguagem.

"Para que todos participem do processo de inclusão, é necessário que conheçam as múltiplas diferenças encontradas na diversidade humana. Por isso é importante termos momentos para difundir informações, como o que realizamos, para lembrar que todos podem contribuir para o acolhimento às diferenças", frisou Valéria Marques, coordenadora da Copane.

Valéria lembrou que o campus João Pessoa já tem alguns alunos com Autismo e mais um estudante com o transtorno ingressará na instituição em 2017. De acordo com ela, a ação foi realizada justamente para conscientizar estudantes e servidores sobre a importância do acolhimento de todos os estudantes em suas particularidades.

Para dar mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista, o IFPB produziu uma cartilha Institucional, que está disponível neste link. A Coapne também divulgou alguns vídeos que esclarecem sobre o transtorno:

https://www.youtube.com/watch?v=fsW_NE08q3k&feature=youtu.be (Vídeo acessível em Libras e áudio-descrição).

https://www.youtube.com/watch?v=-KCdSeBWIdU -

A coordenadora da Coapne adiantou que em setembro será realizada a Semana de Diversidade e Inclusão, quando serão reservados momentos de discussão e aprofundamento do tema no contexto educacional.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa