Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 04 > Campus JP articula formação de parceria com a Associação Ecovárzea

Noticia

Campus JP articula formação de parceria com a Associação Ecovárzea

A proposta inicial é trazer a feira de produtos agroecológicos da entidade
por publicado: 06/04/2017 13h32 última modificação: 07/04/2017 14h39

Ontem (05), o campus João Pessoa deu o primeiro passo para firmar parceria com Associação Ecovárzea, com uma reunião realizada com agricultores associados na sede da entidade em Sapé (PB). A proposta inicial, segundo o nutricionista Paulo Santos, que está articulando a parceria, é a implantação no campus da feira agroecológica.

Atualmente, a Associação Ecovárzea conta com o envolvimento direto de 20 famílias de vários assentamentos do estado, na produção e comercialização de alimentos agroecológicos, além de ser a responsável pela feira agroecológica, que é instalada toda sextas-feiras, das 04h às 12h, na UFPB. "O nosso objetivo maior é transformar e contribuir para que a instituição se torne um ambiente saudável, com a comercialização de produtos provenientes da agroecologia, que são isentos de produtos químicos", frisou Paulo.

O nutricionista também informou aos agricultores que o Restaurante Estudantil do campus está com a previsão de retornar as atividades em 2018 e, por isso, a parceria poderia se estender ao fornecimento de gêneros alimentícios para o preparo das refeições. "A legislação coloca a obrigatoriedade de consumo de pelo menos 30% de produtos alimentícios provenientes da agricultura familiar, com isso a gente pode aprofundar a parceria, pois parte da produção da associação poderá ser absorvida pelo restaurante".

Para Paulo a parceria também servirá para o cumprimento da missão social da instituição ao apoiar e incentivar a agricultura familiar e será um acordo que beneficiará as duas instituições envolvidas. Ele adiantou que o campus João Pessoa poderá oferecer alguns serviços à associação, como análise da água da região dos assentamentos; avaliação de solos; e avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes em fase estudantil das famílias da associação; entre outros.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: