Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Pesquisadores do campus João Pessoa apresentam trabalhos no XI Connepi

Pesquisadores do campus João Pessoa apresentam trabalhos no XI Connepi

O evento acontece no período de 06 a 09 de dezembro, em Maceió-AL
por publicado: 08/12/2016 10h37 última modificação: 11/12/2016 17h09

Alunos e professores do campus João Pessoa estão mostrando o resultado da suas produções científicas no XI Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), um dos maiores e mais importantes eventos da Rede Federal de Educação Tecnológica.

Andelício do Nascimento, por exemplo, do 5º período do curso de Administração, apresentou um artigo sobre qualidade de vida e estresse no trabalho. Através de entrevistas com 30 funcionários de franquias do ramo alimentício de João Pessoa, foi possível apontar que a falta de reconhecimento dos chefes e desentendimento são entre os principais fatores que contribuem para o estresse no ambiente de trabalho. Além disso, “a pesquisa mostrou que as franquias estudadas não fazem nada para minimizar o estresse dos funcionários, mas sabemos que há estudos que comprovam que a qualidade de vida traz mais produtividade e pode gerar maior lucro para uma empresa”, comentou Andelício. O artigo foi produzido em conjunto com os alunos Joyce Silva, Samara Costa e Rômulo Rodrigues, e tem orientação da docente Maria Luisa Santos.

A professora Maria Betânia da Silva trouxe uma pesquisa que investiga a aplicação da educação ambiental em escolas públicas do perímetro urbano do município da Baía da Traição. Através de informações coletadas em questionário direcionado a professores e alunos, foi possível constatar que a educação ambiental não é trabalhada de forma transversal, envolvendo diversas áreas de conhecimento, mas somente em datas comemorativas relacionadas ao tema. A professora reforçou que foi possível constatar a falta de formação mais específica para os professores e que os meios de comunicação são as principais ferramentas de aprendizado sobre educação ambiental para os alunos.

Já o trabalho de Larissa de Araújo, do 3º ano do curso técnico Integrado em Controle Ambiental consiste em analisar a educação contemporânea através do Paidéia Grega e da obra O Pequeno Príncipe, utilizando reflexões sobre a formação onírica e a modernidade líquida. “Nós concluímos que a educação na contemporaneidade visa o exercício de profissões que ofereçam lucro e status, e não necessariamente a formação por amor”, reforçou a aluna, que teve orientação do professor Emmanoel Rufino.

Nesta edição, o Connepi é promovido pelo IFAL, e acontece em Maceió, no período de 06 a 09 de dezembro. A importância do CONNEPI para o desenvolvimento e consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Ensino e por pesquisadores de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais.

Veja mais fotos na nossa página no facebook.

Comunicação Social do Campus João Pessoa