Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > I Olimpíada de Robótica do Campus JP inova com competição náutica na XI SCT

I Olimpíada de Robótica do Campus JP inova com competição náutica na XI SCT

Alunos de escola municipal se encantam com a atividade durante visita ao Campus JP
por publicado: 25/11/2016 16h36 última modificação: 28/11/2016 11h15

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa inovou em sua 11ª edição, mesclando atividades tradicionais com novidades como o I Workshop de Inovação, que trouxe várias competições em sua programação. Uma delas foi a I Olimpíada de Robótica, que ocorreu durante toda a sexta-feira (25), no Ginásio II e na Piscina.

A comissão organizadora da olimpíada, composta pelos professores Robério Paredes, Inton Barbacena, Marcelo Magalhães e pelos estudantes Luís Torres e Júlio César, realizou um evento de grande porte que encantou quem passou pelos locais de prova.

Três modalidades fizeram parte da competição. A primeira foi a "Corrida com Obstáculos", prova em que o robô tem a missão de cumprir um trajeto passando por rampas, inclinações e outros obstáculos. Em seguida, ele tem que resgatar uma vítima e levá-la para a área de resgate. Nessa modalidade os robôs são controlados por tecnologias sem fio como bluetooth, wi-fi, RF e outras. "Segue a Faixa" é a segunda modalidade da competição, nela os robôs têm que completar a pista de prova e desviar de obstáculos de forma autômata, sem controle externo.

A grande novidade da competição foi a terceira modalidade, a Robótica Náutica. Os robôs são barcos controlados remotamente e devem seguir um percurso orientado por boias instaladas na piscina. "Apesar do pessoal achar que passar pelas boias iria ser mais fácil, há outras variáveis nessa competição como o veto, a água, a ondulação da piscinas que podem causar imprevistos durante a prova. E as equipes têm que lidar com a estabilidade e a impermeabilidade do barco", explicou Robério.

Grupos de vários Campi do IFPB e instituições externas, como Senai, Sesi, escolas estaduais e da ONG Ille Ase D'soguiã se inscreveram na competição. Ao todo 26 equipes participaram da Olimpíada de Robótica, em uma ou mais modalidades. E a organização da competição envolveu 25 voluntários de diversos cursos técnicos e superiores.

"Estou muito contente com a realização da olimpíada porque conseguimos observar a capacidade dos alunos de organizar uma competição grande, trabalharem em equipes e distribuírem as tarefas. E não tivemos nenhum problema, tudo ocorreu em harmonia", comemorou o presidente da comissão organizadora, professor Robério.

Segundo o docente, muitos voluntários deixaram de competir para poder colaborar com a realização da competição, pois estavam motivados e vestiram a camisa do evento, mostrando total comprometimento.

Robério também elenca vários benefícios para quem competiu como: o desenvolvimento do raciocínio lógico, a resolução de problemas, o estímulo da capacidade criativa e inventiva, o trabalho em equipe e a superação de desafios, aqueles próprios da competição e os imprevistos que aparecem. "Estamos estimulando o aparecimento de futuros competidores e inventores de diversas áreas do conhecimento", ressaltou.

A competição não chamou a atenção apenas de discentes do Instituto, mas contou com a visita de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Francisco Edward de Aguiar, que se encantaram com as provas da competição. A monitora de informática Hoanna Santos e a professora Samara Carmélio disseram que esse tipo de visita estimula ainda mais as crianças a se interessarem pela área de Robótica, que já é oferecida em atividades da escola.

Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugar de cada modalidade e também as categorias Robô Mais Bonito, Robô Mais Rápido, além do Prêmio Gambiarra, para o robô que teve mais adaptações não técnicas.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa