Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 08 > I Encontro Pedagógico 2016 apresenta proposta de trabalho para atualização dos PPCs

Gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes participaram deste trabalho
por publicado: 18/08/2016 17h08 última modificação: 18/08/2016 17h08

Revisão e atualização dos Projetos Pedagógico dos 28 cursos do Campus João Pessoa, sendo oito de cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, sete de cursos Técnicos Subsequentes e 13 cursos Superiores. Essa é a proposta do I Encontro Pedagógico 2016, que reuniu gestores, docentes, técnicos administrativos dos setores vinculados ao ensino e estudantes para apresentar o Plano de Ação para a revisão dos PPCs.

Com o tema “Política de Revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos para a garantia do direito de ser mais”, o evento aconteceu nos três turnos desta quinta-feira (18), no auditório José Marques. Na abertura, o diretor de Educação Profissional do IFPB, professor Degmar dos Anjos, comentou que esses encontros servem para indicar os rumos que a instituição irá trilhar e são oportunidades para repensar uma série de ações.

Já o diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus João Pessoa, professor Washington César de Almeida, ressaltou a importância da participação dos estudantes no encontro, fazendo com que a proposta seja construída de forma democrática. "Iniciamos um projeto audacioso, arrojado, porém plenamente exequível, desde que todos nós abracemos a causa. Contamos com o engajamento de todos, porque vamos precisar da contribuição de cada um, para que o trabalho represente a vontade e o olhar de todos do campus".

Para o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, a participação de todos é fundamental para se alcançar a missão do IFPB, que é a formação de cidadãos críticos. Aproveitou para agradecer a equipe do Departamento de Articulação Pedagógica (Depap) pela organização do evento e lembrou que esse seria o primeiro encontro de outros, que acontecerão para realização do trabalho de revisão e atualização dos PPCs.

"Convidamos todos a participar e contribuir com esse trabalho, professores, técnicos administrativos, colaboradores contratados e, principalmente, os estudantes para vivenciarem esse processo de construção coletiva. Precisamos do comprometimento de todos", frisou Neilor.

Encontro pedagógico 2016A chefe do Depap, Jocileide Bidô, apresentou como será o Plano de Ação para reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e destacou que o trabalho deve ser um retrato da realidade vivenciada no Campus JP. Por isso, deve ter esse caráter democrático em sua construção. A pedagoga reforçou que durante o ano letivo 2016, serão realizados nove encontros pedagógicos para realizar esse trabalho. "Nosso objetivo é planejar e operacionalizar ações para o processo de atualização dos PPCs, de forma coletiva, com diferentes agentes".

Os professores Luciano Candeia, do IFPB, e Eulália Gusmão, do IFRN, apresentaram duas palestras. O docente do Campus João Pessoa trouxe a reflexão algumas questões iniciais e relatou como foi o surgimento das Escolas Profissionais no Brasil. "Precisamos entender e problematizar o que fizemos, o que fazemos e o que desejamos fazer, ou seja, dar sentido ao nosso trabalho", pontuou. Candeia finalizou enfatizando a necessidade de se intensificar e promover o diálogo entre as áreas de formação geral e técnica.

Eulália Gusmão fez um relato de experiência sobre a implantação de um Projeto Integrador realizado no Campus Natal Central do IFRN. A professora apontou como objetivos do trabalho ter a visão da totalidade da realidade e a interdisciplinaridade como princípio. "É preciso que haja uma aproximação do conhecimento das diferentes áreas, além de considerar o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico", revelou.

À tarde o encontro continuou, dessa vez, com a revisão dos projetos que envolvem os cursos superiores do Campus João Pessoa. O professor Joabson Nogueira comentou sobre os indicadores de qualidade norteadores da política de educação superior e enfatizou a questão deque as instituições devem atender às necessidades do ensino superior."As universidades devem passar a ofertar as condições mínimas para os cursos de nível superior", comentou.

Já o diretor de Educação Superior do IFPB, Geísio Lima Vieira, falou sobre a política de gestão participativa e avaliação da educação superior, numa apresentou que intitulou de:"Avaliação do Ensino Superior e a Gestão Democrática", na qual ele explicou como é realizado o processo de avaliação do ensino superior no IFPB.

Comunicação Social do Campus João Pessoa