Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 06 > Servidores e colaboradores Campus JP participam de treinamento com Bombeiros

Noticia

Servidores e colaboradores Campus JP participam de treinamento com Bombeiros

Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios foram temas abordados

Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios foram temas abordados
por publicado: 14/06/2016 11h36 última modificação: 14/06/2016 11h36

Na manhã desta segunda-feira (06), o soldado do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba, Evandro Ataíde, ministrou palestra sobre Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Incêndios para servidores e colaboradores do Campus João Pessoa. O evento tinha o objetivo de disseminar informações básicas mais fundamentais para o bem-estar e segurança da comunidade acadêmica do IFPB na capital paraibana.

Ataíde explicou o que fazer em situações como princípio de incêndio e primeiros socorros em caso de parada cardíaca, choque elétrico, engasgo e convulsão. Ele enfatizou a importância que a primeira medida em casos nesses casos deve ser sempre chamar o corpo de bombeiros pelo telefone 193. Alertou sobre a necessidade das instituições, em especial as de ensino, terem um plano de evacuação de emergência em caso de incêndios. E lembrou que o Corpo de Bombeiros costuma realizar esse tipo de simulação em escolas e outras instituições.

O bombeiro também fez uma demonstração de como utilizar os três tipos de extintores (água, pó químico e CO2) e em que materiais cada um deve ser utilizados. "Em materiais sólidos, como madeiras, deve ser utilizado o extintor de água. Já em equipamentos elétricos ou líquidos inflamáveis o ideal é utilizar o extintor de pó químico ou o de CO2", explicou Ataíde. Ele também lembrou que em caso de incêndio, a primeira atitude é manter a calma e se houver muita fumaça andar agachado ou sair do local rastejando.

Durante o treinamento, Ataíde apresentou algumas técnicas de primeiros socorros como Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP) e esclareceu várias dúvidas dos presentes. E ao final, o bombeiro mostrou de forma prática como utilizar os extintores de incêndio.

foto 1 foto 2 foto 3


Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa

registrado em: