Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 06 > Aula de Natação conta com utilização de Língua Brasileira de Sinais no Campus João Pessoa

Noticia

Aula de Natação conta com utilização de Língua Brasileira de Sinais no Campus João Pessoa

A iniciativa começou no último dia 07

A iniciativa começou no último dia 07
por publicado: 14/06/2016 11h52 última modificação: 17/06/2016 13h47

Com o objetivo de ampliar e colocar em prática a política de inclusão do IFPB, o Campus João Pessoa realizou, no dia 07 de junho, a primeira aula de Natação adaptada na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudante surdo atendido foi Honnório Pagnussat, do curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica, que optou pela modalidade para cumprir a disciplina de Educação Física.

A aula ministrada pelo professor Cláudio de Franceschi contou com a participação da intérprete e coordenadora do Núcleo Especializado em Libras (NEL), Valéria Marques, que entrou na piscina junto com o estudante e passou a traduzir e foto 2a interpretar a aula. A iniciativa foi da Coordenação de Assistência às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Coapne) e do NEL.

“É importante destacar que o intérprete tem um papel fundamental em estabelecer o elo entre o surdo e o ouvinte, interpretando a aula do professor, mas também, as conversas paralelas (colegas, docente etc.), para que se promova a interação, e uma verdadeira inclusão", salientou Valéria Marques. Ela adiantou que já está em desenvolvimento uma série de sinais específicos sendo adaptados em Libras para a Natação, com expressões próprias da modalidade.foto 1

Após a aula, o professor Cláudio procurou o estudante, deu algumas orientações com relação à postura e posição da cabeça. “Isso só foi possível porque o professor, com a mediação comunicacional do intérprete, pôde interagir de fato com o estudante surdo Honnório”, frisou a coordenadora substituta da Coapne, Regina Valentim,.

 

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa com informações da Coapne

registrado em: