Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > IFPB realiza última certificação do Programa Qualifica Mais Progredir

Noticia

IFPB realiza última certificação do Programa Qualifica Mais Progredir

Foram 45 certificados no curso de Microempreendedor Individual. Diferentes cursos de extensão devem ser realizados em breve
por Ana Carolina Abiahy publicado: 22/08/2023 15h37 última modificação: 22/08/2023 16h21

A última turma do Programa Qualifica Mais Progredir do Instituto Federal da Paraíba recebeu os certificados de conclusão do curso de Microempreendedor Individual (MEI) no dia 17 de agosto no Campus João Pessoa. A solenidade no Auditório José Marques finalizou mais um capítulo importante nas políticas de extensão desenvolvidas pelo IFPB na área de empregabilidade. 

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) funcionou em três campi do IFPB. Somente no Campus João Pessoa, 425 pessoas concluíram o curso de capacitação presencial que teve 160 horas de carga horária. Nesta última turma, 45 participantes receberam certificados. 

IFPB Progredir JP 2.jpegNa certificação, estiveram presentes o diretor geral do Campus João Pessoa, Ricardo José Ferreira; o coordenador adjunto do Programa Progredir no IFPB, Alexsandro Ribeiro de Melo, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc); a Coordenadora de Inovação do IFPB João Pessoa, Andreia Cavalcanti de Oliveira, representante do Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED); e a coordenadora do curso no IFPB-JP, Jaqueline Lima Valões. 

Em seu discurso, Alexsandro contextualizou as políticas de extensão em que os cursos estão inseridos e sua importância para a inclusão social. Ele lembrou que a extensão no IFPB tem diversas ações, entre elas projetos e programas que beneficiam muitas comunidades e os cursos FIC são uma das mais importantes atividades desenvolvidas na instituição. 

IFPB Progredir JP 3.jpegO coordenador Alexsandro lembrou que o Progredir iniciou em agosto de 2021, com a projeção de atingir 1700 vagas, com recursos de mais de R$ 2 milhões do governo federal. O curso de MEI envolveu a colaboração de diversos servidores no campus JP, Campina Grande e Santa Rita. 

Ele destacou que os estudantes podem continuar sua trajetória no IFPB em outros cursos, no nível superior ou ensino técnico. Alexsandro citou novas oportunidades na área de extensão que vão surgir em outros campi do IFPB, por meio do Programa Mulheres Mil e também no EnergIF que terá seleção para vagas de estudantes em breve. 

registrado em: