Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Notícias > 2022 > 04 > Curso de Cuidador de Idoso tem aula inaugural no IFPB Campus Esperança

Curso de Cuidador de Idoso tem aula inaugural no IFPB Campus Esperança

Foram 40 vagas ofertadas e todas preenchidas por mulheres do município de Esperança e de espaços circunvizinhos
publicado: 19/04/2022 10h15 última modificação: 16/05/2022 14h45

Cuidadora de idososCuidadora de idososCuidadora de idososCuidadora de idososCuidadora de idososA aula inaugural do curso de Cuidador de Idosos aconteceu nesta segunda-feira (18), no campus Esperança do IFPB. O principal objetivo do curso é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Foram 40 vagas ofertadas a partir do Projeto Qualifica Mulher, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

O curso será ofertado de forma presencial, durante as segundas, terças e quartas-feiras à tarde. Das vagas ofertadas, todas foram preenchidas por mulheres. Em virtude da parceria das prefeituras municipais de Esperança e de  Areial com o campus, estarão sendo disponibilizados transportes para o deslocamento das estudantes. Anne Karine, coordenadora do Campus Esperança, destacou a importância dessas parcerias para a construção de um curso consolidado: “essa parceria com as prefeituras é muito importante, principalmente no que se refere a transporte, uma vez que muitas mulheres moram em outros municípios, ou são, até mesmo de zona rural. Além disso, o IFPB, fornecendo esse curso para a comunidade, cumpre com o forte braço extensionista que tem nosso instituto.”

No primeiro dia de aula, as alunas receberam um kit escolar e um kit de higiene bucal. Além disso, também há a destinação de um valor de R$ 10,00 (dez reais) por dia de aula frequentado, cujo objetivo é auxiliar às mulheres em formação no suprimento das despesas decorrentes da realização dos cursos, como a alimentação, assegurando-lhes o acesso, a permanência e o êxito na conclusão do processo profissional.

A aula inaugural contou com a participação da direção do campus, o professor Valnyr Lira, da coordenadora do curso de Cuidador de Idosos Anne Karine, do professor e médico Hanniman Denizard e do professor de Sociologia Pedro Henrique Xavier.

“A oferta desse curso, nada mais é do que uma oportunidade de crescimento da visibilidade do nosso campus. Tornar a instituição conhecida é um dos nossos objetivos e ainda mais quando tornamos conhecida pela prática da educação de qualidade e totalmente gratuita”, enfatizou o professor Valnyr Lira, diretor do Campus Esperança.

Texto: Pedro Henrique Silva Santos - estagiário de jornalismo do Campus Esperança / Imagens: cedidas pelo Campus Esperança