Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por 1446519 publicado 10/08/2016 16h47, última modificação 10/08/2016 17h03


O Campus Esperança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba possui grupos de pesquisa certificados pela Instituição e registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tais grupos envolvem grande parte de seu corpo docente, pesquisadores, corpo técnico especializado e estudantes de cursos técnicos.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), os grupos de pesquisa constituem instâncias estratégicas para o desenvolvimento e para a consolidação da pesquisa institucional, de modo a qualificar o atendimento às demandas de distintos segmentos da sociedade que envolvem a produção do conhecimento científico e tecnológico.

É importante que as iniciativas nas áreas de pesquisa e inovação sejam devidamente registradas pela Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus Esperança (CPEX-ES) ou pela própria PRPIPG, sendo a criação de grupos de pesquisa uma iniciativa valiosa no sentido do fortalecimento de redes de cooperação entre pesquisadores no âmbito do IFPB e de outras instituições parceiras.

Grupos de Pesquisa Ativos


Atualizado em: Agosto/2016

GrupoLíderesÁrea
Sensores e Atuadores

Arlindo Garcia de Sá Barreto Neto

Engenharias;
Engenharia Elétrica
Processo de Fabricação de Materiais

Bruno Allison Araújo

Engenharias; Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Mente, Tecnologia e Informação

Cleyton Leandro Galvão

Ciências Humanas; Filosofia
Grupo de Pesquisa Geografia e Meio Ambiente - GEOAMB

João Paulo Gomes de Vasconcelos Aragão

Ciências Humanas;Geografia
Grupo de Pesquisa em Automação - GPA

Valnyr Vasconcelos Lira

Arlindo Garcia de Sá Barreto Neto

Engenharias;
Engenharia Elétrica
Grupo de Pesquisa em Robótica Educacional - GPREd

Valnyr Vasconcelos Lira

Engenharias;
Engenharia Elétrica

 Descrição dos Grupos de Pesquisa Ativos


Atualizado em: Agosto/2016 

GEOAMB

O Grupo de Pesquisa Geografia e Meio Ambiente (GEOAMB) tem como objetivo máximo promover a pesquisa e o debate acadêmico sobre meio ambiente a partir da interface interdisciplinar conduzida pela “ciência” geográfica. São repercussões visadas pelo grupo a) ampliar os mecanismos de pesquisa no âmbito do IFPB através dos estudos sobre meio ambiente, balizados pela compreensão do espaço geográfico; b) incentivar a formação científica por intermédio de discussões internas e externas ao grupo, projetos de pesquisa, produção de trabalhos acadêmicos e eventos, entre outros, visando a formação de novos pesquisadores; c) fundamentar, conforme as contribuições da ciência geográfica, a análise, reflexão e o debate sobre as questões ambientais no âmbito do mundo globalizado, considerando o espaço como importante vertente de investigação; d) conduzir estudos sobre meio ambiente numa perspectiva de interdisciplinaridade “disciplinada” conscientemente por e a partir da Geografia, como “berço” discursivo dos assuntos tratados.

GPA

O Grupo de Pesquisa em Automação (GPA) realiza estudos e pesquisas na área de sensores e atuadores, como meios de automatizar sistemas e processos em geral. Pretende-se assim, pesquisar técnicas de identificação de sistemas, de controle e instrumentação, aplicadas a processos com o objetivo de melhorar o desempenho.

GPREd

O Grupo de Pesquisa em Robótica Educacional (GPREd) tem como objetivo principal a divulgação e aplicação da robótica em cursos técnicos de nível médio do IFPB-Campus Esperança, de forma a incentivar e estimular os alunos a seguir carreira na área tecnológica. 

Mente, Tecnologia e Informação

O Grupo de Pesquisa Mente, Tecnologia e Informação tem o objetivo de produzir conhecimento nas áreas de Filosofia da Informação e Filosofia da Mente através da elaboração de projetos de pesquisa, eventos, artigos e livros, observando as implicações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação na constituição dos sujeitos contemporâneos.

Processo de Fabricação de Materiais

Grupo de Pesquisa Processo de Fabricação de Materiais tem como foco no desenvolvimento de pesquisa em soldagem, permeação e fragilização por hidrogênio, bem como estudos voltados reciclagem de alumínio, com objetivo de dar contribuição cientifica no que se refere aos aspectos metalúrgicos envolvidos nos processos.