Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2023 > 06 > Palestra traz orientações valiosas com a fonoaudióloga Vanessa Nobre de Carvalho Almeida, da Secretaria de Saúde de Catolé do Rocha

por publicado: 21/06/2023 15h33 última modificação: 21/06/2023 15h33

Na reunião pedagógica do dia 14 de junho, a fonoaudióloga Vanessa Nobre de Carvalho Almeida ministrou uma palestra sobre a importância da saúde vocal para os docentes, técnicos e funcionários do campus Catolé do Rocha.

Durante a palestra, a fonoaudióloga abordou a importância de cuidar da voz, especialmente para os profissionais da educação, que utilizam sua voz diariamente como instrumento de trabalho. Vanessa destacou os principais cuidados que os docentes devem ter para prevenir problemas relacionados à voz, como rouquidão, fadiga vocal e disfonia.

Um dos pontos altos da palestra foram os exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz ensinados pela fonoaudióloga. Ela ressaltou a relevância dessas práticas para preparar a musculatura vocal antes do uso intenso da voz em sala de aula. Os participantes puderam aprender técnicas eficazes para relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos responsáveis pela produção vocal.

"A voz é uma ferramenta fundamental para os professores, e é essencial que eles saibam como cuidar e preservar esse instrumento. Os exercícios de aquecimento e desaquecimento da voz são ótimas estratégias para manter a saúde vocal em dia e evitar possíveis lesões", ressaltou Vanessa Almeida durante a palestra.

Além dos exercícios, a fonoaudióloga compartilhou dicas práticas para manter a saúde vocal no dia a dia, como a importância da hidratação adequada, evitar o uso excessivo da voz em ambientes ruidosos, adotar pausas para descanso vocal e manter uma postura corporal correta durante a fala.

A iniciativa contribuiu para promover a conscientização sobre a importância da saúde vocal entre os profissionais da educação, que desempenham um papel fundamental na formação dos nossos estudantes.