Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 10 > Equipes do IFPB campus Campina Grande conquistam medalhas na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Noticia

Equipes do IFPB campus Campina Grande conquistam medalhas na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Os estudantes dos cursos de Mineração, Informática e Edificações conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze
por Clébio Melo publicado: 05/10/2023 16h31 última modificação: 09/10/2023 15h32
Foto: Ítalo Silva Equipes do campus CG são premiadas na fase estadual da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Equipes do campus CG são premiadas na fase estadual da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Quatro equipes do Instituto Federal da Paraíba -  campus Campina Grande obtiveram excelentes resultados na etapa estadual da 8ª Edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2023). Os estudantes conquistaram uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. Essa fase da competição ocorreu de forma on-line, dividida em três fases, em nível estadual.  

Os discentes participantes da OBG responderam a questões correspondentes a discussões sobre temas relacionados à Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais.

As quatros equipes tiveram a orientação do professor de Geografia do campus Campina Grande Leonardo Barboza Costa, entre elas a "Atlas de Ouro", composta pelos estudantes do curso de Informática, Kayke Henrique dos Santos Alves, Lucas Gabriel Moizinho da Silva e Alyssa Victória Matias dos Santos. Na Olimpíada, a equipe levou medalha de ouro. O estudante Lucas Gabriel Moizinho da Silva comentou sobre a preparação para o resultado da competição. “A preparação e a realização da OBG foi realmente desafiadora para mim, Alyssa e Kayke. Os professores tiveram uma ação vital para que conseguíssemos, tanto o professor Leonardo, nosso orientador, quanto o professor João Ximenes, em sala de aula. Durante a prova, tínhamos um cronograma bem definido das atividades durante a semana, conciliando a olimpíada com as atividades acadêmicas normais. No mais, tudo isso culminou para onde chegamos, a tão sonhada medalha de ouro na competição. E não ganhamos só a medalha, mas todo o aprendizado construído durante toda a Olimpíada”, pontuou Lucas Gabriel. 

Os discentes do curso de Mineração, Gessyca Karla Batista André, João Lucena de Moura Neto e Miquéias Henderson da Silva Santo formaram a equipe "Os Cactos" e conquistaram medalha de prata. “Durante o período de preparação para as provas da Olimpíada, o professor Leonardo orientou os grupos participantes em relação às temáticas das questões, tornando sua orientação de suma importância para podermos compreender de forma eficaz as questões das provas para que, assim, meu grupo conquistasse a medalha de prata”, relatou Miquéias Henderson. 

O grupo "Ascensão Tectônica", composta pelos estudantes Mickael Pacheco Silva Ferreira Véras Marinho, Beatriz Nicolly da Silva e Vitória Fernandes Rodrigues, e a equipe "ParaibArte", integrada pelos alunos Ana Beatriz Costa Almeida, Alice Pereira de Castro e Figueirêdo e Ana Valentina Silva Lima, todos do curso de Edificações, levaram medalha de bronze na competição. “Foi o melhor ano da Olimpíada de Geografia para o campus Campina Grande em termos de participação e de resultados. Houve uma dedicação dos alunos que, diante de tantas matérias do curso, separaram um tempo para discutir e realizar as questões da Olimpíada. Ficamos entre os primeiros e estamos bem orgulhosos do resultado”, celebrou o professor de Geografia do campus Campina Grande Leonardo Barboza Costa. 

A Olimpíada Brasileira de Geografia tem como objetivo a valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade contemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

registrado em: