Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 09 > IFPB CG consegue feito inédito na Mostra Brasileira de Foguetes 2023

IFPB CG consegue feito inédito na Mostra Brasileira de Foguetes 2023

Duas equipes foram premiadas; uma delas com o título de campeã geral
por Clébio Melo publicado: 15/09/2023 12h20 última modificação: 21/09/2023 13h00

Duas equipes do IFPB campus Campina Grande foram premiadas na Jornada de Foguetes 2023, evento que integra a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica. O evento aconteceu entre os dias 11 e 14 deste mês, na cidade de Barra do Piraí, no sul do Rio de Janeiro. Um dos grupos conquistou o título de campeã geral, concorrendo com outras 74 equipes de todo o país.

Composto pelos estudantes Carlos Tiago, Johnny Kelvin e Wanderlley Martins, do curso superior de licenciatura em Física, a equipe conseguiu o alcance de 308,3m, garantindo o título inédito para a instituição. “O evento é uma oportunidade para os estudantes do ensino médio conhecerem um pouco mais da ciência na prática e conseguir desenvolver pesquisa. Assim como os estudantes do superior, que colocaram à prova o seu conhecimento e alcançaram a maior marca para a nossa instituição”, analisa o professor Alex Sander Barros Queiroz, que acompanhou as equipes durante a competição e as orientou, juntamente com o professor Luciano Feitosa. Os docentes do IFPB fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

A equipe campeã geral iniciou o projeto do foguete e os estudos acerca do lançamento após a participação em programas de ensino direcionados para os estudantes do ensino médio no próprio campus. “A ideia surgiu como uma forma de orientação direcionada para o integrado, por meio da residência pedagógica e projeto de extensão. Nos programas, trabalhávamos com lançamento de foguetes, buscando incentivar essa área e contribuindo com o conhecimento dos estudantes. A partir disso, nos questionamos por que a gente não preparava um, usando o mesmo nível e materiais recicláveis que os alunos usavam. Logo, colocamos em prática, aprimoramos usando alguns conceitos físicos e deu certo”, relata Wanderlley Martins.

De acordo com o regulamento da competição, os foguetes que ultrapassam a marca de 200m, consequentemente, ganham medalha de ouro. Foi o caso da equipe do curso técnico de Edificações, integrada pelos estudantes Antônio Mavilly, Armando Lacerda e Mirella Ferreira, que alcançou 265m e ficou 11º lugar. “Superamos muitos desafios. Só de participar já é uma experiência grande, visto que é a nossa primeira vez. É uma realização”, contou Mirella.

A MOBFOG é uma competição anual, inteiramente experimental, que acontece em fase única, e consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento. O evento é  uma oportunidade dada aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior de adquirirem novas experiências e compartilhar conhecimentos.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

*Texto atualizado em 21/09/2023, às 11h