Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 08 > IFPB campus CG participa do Encontro Estadual de Economia Solidária da Paraíba

Noticia

IFPB campus CG participa do Encontro Estadual de Economia Solidária da Paraíba

O Fórum tem como objetivo aproximar os territórios do Estado, formulando propostas de fortalecimento e de fomento da economia solidária
por Clébio Melo publicado: 01/08/2023 16h17 última modificação: 03/08/2023 16h49
Foto cedida por Ana Paula Almeida Encontro Estadual reúne grupos de Economia Solidária para discutir avanços e desafios

Encontro Estadual reúne grupos de Economia Solidária para discutir avanços e desafios

O Instituto Federal da Paraíba - campus Campina Grande participou, nos dias 26, 27 e 28 de julho, do Encontro Estadual de Economia Solidária da Paraíba. O evento foi realizado no Centro Diocesano Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e teve como tema  “A Paraíba e o Projeto de Reconstrução Nacional da Política de Economia Solidária: o trabalho associado como estratégia desenvolvimento humano”. 

O fórum contou com a participação de 80 grupos, entre cooperativas, associações, gestores públicos, organizações não governamentais, além de universidades públicas e Institutos Federais. O IFPB esteve na comissão organizadora do encontro, que marcou os 20 anos da iniciativa no estado. A professora e integrante do Núcleo de Tecnologia Social e Economia Solidária do campus Campina Grande, Ana Paula Almeida, relatou sobre o diálogo construído nos três dias de evento. “O encontro foi um espaço muito positivo, no qual esses grupos puderam planejar e avaliar os rumos da política de economia solidária através de palestras, feira de artesanato, além da representação regional desse fórum, que é um mobilizador de recursos públicos, de formação e organização da política da economia solidária na Paraíba. O IFPB seguirá na coordenação executiva dessa rede”, pontuou a docente. 

Participaram também do encontro 10 grupos que são acompanhados pelo Núcleo da Economia Solidária do campus, além de estudantes do ensino técnico integrado da instituição. De acordo com a professora Ana Paula, os alunos puderam contribuir no processo de organização, logística e apoio às palestras e oficinas. 

A discente do 1º ano de Administração pelo PROEJA, Celly Carmen da Silva, de 44 anos, comentou os aprendizados e as contribuições do encontro. “Primeiramente, estou representando todas as mulheres que pensam em ter seu próprio negócio. A cada oportunidade de participar de eventos como esse eu consigo entender como o mercado de trabalho funciona e como fazer parte dele. Isso me agrega valor profissional como uma futura auxiliar administrativa”, disse a aluna. 

O IFPB - campus Campina Grande segue integrando a coordenação do Fórum de Economia Solidária juntamente com outros 12 coordenadores, divididos entre entidades de apoio e empreendimentos da economia solidária. O objetivo do campus é contribuir com o trabalho da organização em assessoria, elaboração de projetos e mobilização.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

registrado em: