Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2022 > 03 > Campus Cajazeiras capacita servidores em Laboratório de Sistemas Modulares de Produção

O sistema de manufatura MPS® permite a qualificação de alunos e professores e técnico-administrativos
por publicado: 30/03/2022 15h36 última modificação: 19/04/2022 17h07

O IFPB, Campus Cajazeiras está capacitando professores da área de indústria e técnico-administrativos para atuarem no Laboratório de sistemas modulares de produção com foco em Automação e Indústria 4.0. O sistema de manufatura MPS® permite a qualificação de alunos e profissionais (técnicos, tecnólogos e engenheiros), com foco no desenvolvimento de competências nas áreas de automação, integração da produção e indústria 4.0. O treinamento está sendo ministrado pelo engenheiro da Festo, Paulo Villiger, no Laboratório de Automação I, localizado no próprio Campus. A capacitação iniciou nesta terça-feira, dia 29, e vai até o dia 1º de abril.

De acordo com o professor, Fábio Araújo, o sistema possui um conceito de arquitetura aberta, que permite a evoluçãoLaboratório de sistemas modulares de produção passo a passo do sistema, com a inclusão de estações não adquiridas num primeiro momento a futuras expansões. “Os padrões utilizados nos sistemas mecânicos, elétricos e de comunicação (protocolos, faixas de tensão, etc.) são os já consagrados e compatíveis com os disponíveis no mercado real industrial, possibilitando que equipamentos de outros fabricantes possam ser incorporados”, explica o professor.

Fábio Araújo destacou, ainda, que durante o período de pandemia, foi intensificada a necessidade de buscar um equipamento capaz de atender a demanda de algumas disciplinas dos cursos de Tecnologia em Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação. “Foram diversas reuniões com empresas no objetivo de montar um equipamento capaz de atender as disciplinas de Manufatura Integrada, Controladores Industriais, Redes de Computadores e Pneumática”, comenta.

O recurso destinado a aquisição dos equipamentos é proveniente de uma emenda parlamentar. De acordo coma diretora-geral do Campus Cajazeiras, Lucrécia Petrucci, a conquista é fruto de um diálogo profícuo do Campus Cajazeiras com a Reitoria, envidando esforços atender as demandas da comunidade. Nosso Reitor Cícero Nicácio tem mantido um diálogo permanente com a bancada paraibana em busca de recursos extraorçamentários”, complementou Lucrécia.

*Iris Souto Maior – jornalista do IFPB