Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Extensão > Núcleos de Extensão e Cultura

Núcleos de Extensão e Cultura

por 1887391 publicado 20/05/2020 16h50, última modificação 30/05/2020 01h24

A Importância da Matemática

por 1887391 publicado 20/05/2020 16h55, última modificação 20/05/2020 16h57
Tendo em vista que, como professores de matemática, devemos saber como transmitir conhecimento sem confundir nossos discentes, portanto em formas de ensinar, técnicas facilitadoras da aprendizagem, metodologias que desafiem nossos alunos, entre outros e sentimos a necessidade de criar aulas mais interessantes. Por isso, buscamos algo que nos proporcionasse prazer em trabalhar rendo sempre uma ação conjunta e participativa de nossos alunos. O professor tem a função de facilitar aprendizagem, porém a sua didática pode transformá-los em um obstáculo para o mesmo, pois o modo como tem trabalhado os conteúdos não tem levado os alunos a desenvolver a capacidade de generalização. É importante que o professor de matemática ao ministrar sua aula comece a introduzir o conteúdo a partir de situações contextualizadas, buscando a construção de uma aprendizagem mais significativa.

Atualmente não existem itens nessa pasta.

CACTUS/CZ

por 1549977 publicado 30/05/2020 02h53, última modificação 05/10/2020 23h09
O Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais – CACTUS/Campus Cajazeiras é um núcleo de extensão, constituído em dezembro de 2019, que se coloca como alternativa para a construção de um ambiente que permita aos estudantes desenvolverem autonomia, solidariedade e responsabilidade a partir de projetos que serão desenvolvidos pelos próprios alunos sob a supervisão e orientação dos professores. O núcleo surge tendo como referencial o CACTUS/ Campus Princesa Isabel já existente há pouco mais de dois anos, e que vem se destacando no IFPB com uma sólida e inovadora metodologia de trabalho junto aos alunos e a comunidade em seu entorno. O CACTUS/CZ torna-se portanto, uma estratégia para expandir a novos horizontes os métodos e técnicas já consolidados pelo CACTUS/PI além de abrir caminho para trabalho entre os campi. Atualmente o CACTUS/CZ desenvolve projetos na área edificações e engenharia civil, no entanto, os projetos do núcleo também visam estimular a interdisciplinaridade com os demais cursos oferecidos pelo campus Cajazeiras, propondo soluções tecnológicas em mais de uma área de atuação, e a conjugação entre o conhecimento popular e o teórico. Portanto, as ações do CACTUS tem como objetivo gerar impactos de caráter social, buscando, em conjunto com a comunidade, alternativas e soluções inovadoras para os problemas reais da população local.

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Campo Solar

por 1887391 publicado 20/05/2020 16h59, última modificação 20/05/2020 16h59
Este núcleo pluricurricular visa estabelecer o diálogo com os movimentos sociais da zona rural do semiárido paraibano, difundindo saberes e tecnologias de captação e utilização de energia solar para famílias de assentamentos rurais, seja no âmbito domiciliar, como da produção agrícola e animal ou de beneficiamento em pequenas unidades agroindustriais. Em sua primeira etapa, o núcleo buscará identificar demandas junto aos assentamentos rurais da reforma agrária. Em um segundo momentos serão desenvolvidas propostas tecnológicas validadas em laboratório que formarão o portfólio de produtos a serem difundidos. Em uma etapa posterior, o projeto dedicar-se-á instalação e manutenção de unidades de tecnologia solar. Ao longo, de todas as etapas serão realizadas ações de formação com jovens de assentamentos rurais que, além de cursos formais, deverão participar de todas as atividades do projeto.

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Núcleo de Comunicação, Cultura e Artes - NUCCA

por 1887391 publicado 20/05/2020 17h17, última modificação 21/09/2020 22h28
O núcleo de Comunicação, Cultura e Artes do IFPB - Campus Cajazeiras nasce com a pretensão de ampliar e ressignificar as ações pontuais desenvolvidas para a comunidade interna do IFPB pelo atual Núcleo de Artes do Campus Cajazeiras. O Projeto Palco IFPB – Artes, Diálogos e Oficinas, desenvolvido de julho a dezembro de 2014, reativou as atividades culturais do Núcleo de Artes perante a comunidade acadêmica do Campus através da realização de apresentações e oficinas com caráter didático. A partir de então, percebeu-se que existe uma emergente demanda por mais ações culturais no Campus e no seu entorno. Atualmente, o NUCCA tem sido efetivo na produção e na difusão cultural, buscando articular os fazeres artístico-culturais no Campus e na comunidade externa, articulando-se a artistas, movimentos culturais e instituições de todo o Nordeste, especialmente em Cajazeiras e no sertão paraibano. O núcleo também atua nos processos comunicacionais, buscando interagir cultura e educação nessa perspectiva.
Documentos NUCCA/CZ por 1887391 — última modificação 21/09/2020 22h30