Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 12 > Campus Cajazeiras comemora 27 anos

Campus Cajazeiras comemora 27 anos

Instituição coleciona histórias de gente que educa, aprende e compartilha conhecimento
por Clara Marinho publicado: 04/12/2021 16h01 última modificação: 17/12/2021 16h48

O Campus Cajazeiras chega aos seus 27 anos com uma história de excelência no ensino técnico e superior do alto sertão da Paraíba e cidades circunvizinhas. São tantas histórias de gente que educa, aprende e compartilha conhecimento entrelaçadas com a desta instituição que é isso que faz do IFPB Cajazeiras a nossa segunda casa.

Nestas quase três décadas, nós que fazemos parte desta trajetória temos muito do que nos orgulhar; da história de vidas e famílias transformadas, bem como de trazer para o sertão e seu povo a competência, o comprometimento e a pujança do Instituto Federal da Paraíba.

O IFPB Cajazeiras oferta os cursos técnicos em Edificações (nas modalidades Integral e Subsequente), Eletromecânica (Integral e Subsequente), Informática e Meio Ambiente (PROEJA); os cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Licenciatura em Computação e Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática e a pós-graduação em Matemática.

logomarca.jpegNos 21 meses em que, juntos, enfrentamos a pandemia do coronavírus professores, alunos, técnicos e servidores terceirados precisaram se reinventar para superar os desafios impostos pelo trabalho remoto. Não foi fácil nos adaptarmos a tantas mudanças e em tão pouco tempo, mas conseguimos manter nosso padrão de ensino em um novo formato.

Demos as mãos e levamos para fora das paredes da instituição toda nossa humanidade e solidariedade para com os que mais precisavam e, através do programa IFPB Solidário, entregamos milhares de cestas de alimentos, material de higiene, máscaras e outros produtos de proteção contra a Covid-19. O programada IFPB Solidário beneficiou em Cajazeiras e região o abrigo para idosos Luca Zorn, a casa de acolhimento Bom Jesus, as Associações Frei Beda de desenvolvimento social, Melhor Idade, Projeto Ame, Passo Certo, dentre outros.

Para o professor Gastão Coelho, “comemoramos 27 anos de Campus Cajazeiras, com o júbilo de uma vida balizada pelo bem maior: EDUCAÇÃO, com a confiança de que ainda temos mais a fazer, que nossa vida pública ainda tem muito a retribuir, pelo reconhecimento de que nosso sangue e suor derramados até aqui valeram a pena, pelas condições de vida melhoradas de muitos, que são nosso maior sucesso: os alunos.”

O estudante João Paulo de Oliveira do 2º ano do curso técnico integrado em Edificações disse que conhecia a qualidade do ensino do Campus Cajazeiras antes mesmo de entrar no curso e pode comprovar tudo que sempre ouvia. “Assim que as aulas começaram eu puder ver não só a qualidade da estrutura, mas todo o cuidado que os professores e demais servidores têm com os alunos. Mas aí veio a pandemia, a interrupção das aulas presenciais e o início do ensino remoto, passamos por uma adaptação e tivemos sucesso nesse formato online que foi novidade tanto para os alunos quanto para os professores. Agora com o retorno gradual das aulas é mais um passo importante e de avanço para o campus, que mesmo com o distanciamento tem sido uma experiência muito boa”, disse.

fotoaerea.jpegLeila Café é funcionária terceirada no Campus desde 2013 e se diz muito grata ao instituto que lhe deu a oportunidade do primeiro emprego. “Eu trabalho no refeitório cuidando de diversos filhos amados por muitas mães que estão ali se alimentando não só do alimento físico e sim dos sonhos de muitas mães como eu. Eu e minhas colegas de trabalho amamos esses jovens como se fossem nossos filhos e temos muito orgulho em poder fazer parte da realização de sonhos de tantos jovens”.

A diretora geral do Lucrécia Petrucci ressalta que neste 27º aniversário “fomos instigados a rever e a recriar o nosso fazer que se reveste também da nossa resiliência e esperança no nosso tão aguardado encontro presencial que, com a permissão divina acontecerá muito em breve para comemorarmos o aniversário desta instituição que tem feito a diferença na formação profissional e tecnológica do nosso país. Parabéns, Campus Cajazeiras, parabéns a toda nossa comunidade, que sigamos firmes e unidos acreditando no poder transformador da educação”.