Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2021 > 11 > II SertãoComp discute tópicos relevantes e atuais pertinentes à Ciência da Computação

O evento aconteceu, de forma remota, nos dias 3, 4 e 5 de novembro
por publicado: 08/11/2021 16h10 última modificação: 08/11/2021 16h29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cajazeiras realizou o II Encontro de Computação do Sertão (SertãoComp), nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento, realizado de forma remota, reuniu  profissionais, acadêmicos e alunos dos cursos superiores ligados à ciência e tecnologia do Sertão Nordestino, para discutir tópicos relevantes e atuais da Ciência da Computação, com a participação de representantes de empresas localizadas na Paraíba e em Pernambuco.

Durante o encontro, as Instituições de Ensino Superiores (IES) presentes no evento e o público puderam discutir sobre aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para otimizar o atendimento ao público em geral. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Francisco Paulo de Freitas Neto, as interações entre os participantes foram muito positivas. A organização do evento buscou se aproximar das empresas que são potencialmente futuros empregadores dos alunos que estão em formação. Paulo avalia que este ano a procura pelo evento foi superior à primeira edição. “Este ano nós chegamos a 464 inscritos, e analisando os dados do YouTube, tivemos 2000 visualizações e uma estimativa de 619 espectadores únicos na semana do evento. Estes números superaram os que foram alcançados na primeira edição do evento”, destaca.

O coordenador da Unidade Acadêmica de Informática do IFPB, Campus Cajazeiras, Leandro Luttiane da Silva Linhares, lembrou que o nome  SertãoComp, remete às origens sertanejas do Campus Anfitrião, no entanto, o alcance do evento é mais abrangente, pois integra pesquisadores e empresas de diversas áreas do Brasil.

A diretora do Campus Cajazeiras Lucrécia Petrucci disse, na cerimônia de abertura, que foi um evento pensado com muito carinho, com muito esmero com muita dedicação para a nossa comunidade, para atender aos estudantes, comunidade interna e externa e principalmente promover o diálogo com a sociedade.

A cerimônia de abertura trouxe palestra: ‘Redes de computadores: da comunicação por fumaça às redes 6g”, ministrada pelo professor emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Joaquim Celestino Júnior. A programação trouxe ainda, como palestrantes a professora do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Angélica Félix de Castro; o professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Diego Demerval Medeiros e o perito judicial e extrajudicial em computação forense Jorge Figueiredo Ramos.

A programação completa, bem como as palestras, informações sobre os palestrantes e empresas participantes podem ser acessadas clicando neste link.

Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB