Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2020 > 12 > Estudantes do Campus Cajazeiras se destacam no mercado de trabalho

Estudantes do Campus Cajazeiras se destacam no mercado de trabalho

Recentemente, empresa do Canadá selecionou estudantes para estágio home office
por Patrícia Nogueira publicado: 18/12/2020 11h08 última modificação: 18/12/2020 12h55
Exibir carrossel de imagens Foto aérea do Campus Cajazeiras

Foto aérea do Campus Cajazeiras

A área de desenvolvimento de sistemas vem sendo promissora para estudantes e profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. A necessidade cada vez mais constante por soluções inovadoras na sociedade fez com que muitas empresas expandissem seus negócios e gerassem empregos, mesmo em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Cajazeiras Mailson Trajano e Ricart Medeiros são um exemplo de que é possível se capacitar e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Ambos foram selecionados para um estágio em home office na empresa canadense Translucent Computing que atua no desenvolvimento de Soluções de software e redes corporativas.

“Na época eu estava participando de alguns processos seletivos para outras empresas da região. E a empresa do Canadámailson estudante.jpg procurava alguém com conhecimento na área, que estivesse próximo de concluir o curso e com um nível de inglês intermediário para conseguir se comunicar. Enviei meu currículo e participei de entrevistas. Em uma semana recebi a informação que seria contratado para um estágio e se eu me saísse bem, seria contratado em tempo integral”, disse o estudante Mailson Trajano que está prestes a se formar e já com emprego garantido. “Comecei o estágio em agosto. Na metade do mês passado a empresa me falou que ficou satisfeita com meu desempenho e tinha interesse em me contratar para trabalhar em tempo integral. Estamos discutindo um termo de contrato full-time e o salário. Tenho a expectativa de continuar aprendendo e evoluindo dentro da empresa. A experiência de estágio foi fantástica e acredito que a do trabalho também será”, disse o aluno.

Ricart estudante.jpgO estudante Ricart Medeiros segue os mesmos passos. Ele cursa o 4º período e irá começar o estágio ainda este mês. “Minha expectativa é de que eu possa adquirir experiência de projetos reais e aplicar o que eu tenho aprendido nos últimos anos no curso”, disse Ricart.

“Acredito que o cenário de pandemia trouxe a necessidade do home office para todas as empresas, mesmo as que ainda resistiam em adotar esse modelo. As empresas aproveitaram esse momento para contratar mais e também penso que a alta demanda por serviços de TI, para diversos contextos, em razão da pandemia, contribuiu para o aquecimento do mercado”, disse o Coordenador do Curso de ADS Diogo Moreira, ao lembrar que sempre recebe e-mails de empresas buscando estudantes que estão próximos de concluir o curso para indicar para vagas de trabalho.

O Coordenador da Unidade de Informática do Campus Cajazeiras, Francisco Paulo de Freitas Neto, destacou que essa não foi a primeira oportunidade de emprego em outro país oferecida para alunos. “Temos no curso de ADS outros exemplos de estudantes que estão trabalhando fora do Brasil, em países como Malta e Portugal”. O professor atribui esse sucesso a boa formação ofertada pelos cursos no IFPB. “É notório que com a pandemia, surgiram muitas oportunidades de trabalho em home office, principalmente na área de TI. No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, temos hoje muitos discentes e egressos que estão trabalhando dessa forma para empresas daqui ou de outros países. Isso demonstra também a qualidade dos nossos alunos que estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado’, apontou o coordenador